segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Definidos projetos de recuperação de barragens

O Governaor decretouestado de emergência para as barragens de Poços, Algodões II e de São Vicente

A Comissão de Gestão de Acompanhamento e Manutenção de Barragens, do Instituto de Desenvolvimento do Piauí, apresentou nesta segunda-feira (17) ao governador Wilson Martins os projetos de reparos emergenciais nas barragens de Poços, em Itaueira, Algodões II, em Curimatá, e de São Vicente, em São Miguel do Tapuio.
Na última semana, o governador Wilson Martins decretou estado de emergência em relação à situação dessas três barragens. A Procuradoria Geral do Estado está avaliando como deverão ser conduzidos os trâmites burocráticos para a realização dos reparos, estimados em R$ 2,3 milhões.
Segundo o presidente do Idepi, Elizeu Aguiar, a barragem que requer maior atenção é a de Poços. “Esses decretos de emergência já foram publicados. Nosso esforço é para conseguir fazer esses reparos antes do período chuvoso. Em Poços precisamos reconstruir ombreiras, maciços e taludes. A recuperação está orçada em R$ 1,3 milhão”, explicou.
Já as obras nas barragens de Algodões II e São Vicente serão mais superficiais. Em Algodões II a obra não será estrutural. Apenas deverá ser tapado um ponto de fuga em caso de sangria. Já em São Vicente devem ser feitas intervenções no paredão e no sangradouro. “O governador tem uma boa relação com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que já sabe do problema e já assegurou apoio. Estamos apenas esperando o posicionamento da PGE para dar a ordem de serviço. Se for o caso, começaremos as obras com recursos do Tesouro Estadual”, afirmou Elizeu Aguiar.
Além dos reparos emergenciais nas barragens de Poços, Algodões II e São Vicente, o Idepi está implementando, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, um programa estadual de manutenção das barragens de todo o Estado. “Já temos estudos técnicos da situação de todas as barragens do Piauí. Apenas essas três requerem cuidados com mais celeridade. Vamos garantir a tranquilidade dessas comunidades”, acrescentou o presidente do Idepi.

fonte:180 graus

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More