sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Deputados participam de reunião para debate na TV Cidade Verde


Os grupos Piauí Unido e Estado do Gurgueia vão debater sobre a divisão do Estado em programa especial.

O deputado estadual Fábio Novo (PT), o deputado Federal Júlio César (PSD), o ex-deputado federal Jesualdo Cavalcanti e o prefeito de Paulistana, Luís Coelho, que defendem "a criação do Estado do Gurgueia" estiveram hoje(14) na TV Cidade Verde para afinar os detalhes da participação no debate promovido dia 19 no Especial Viva Piauí: o Futuro que Queremos.

Fotos: Renan Melo/Revista Cidade Verde

O grupo que defende "a manutenção do Piauí Unido" foi representado pelo cientista social Washington Bonfim e pelo professor Wellington Soares. Na bancada dos que argumentam pela permanência do Piauí com os 224 municípios vão estar, ao vivo também, o deputado estadual João de Deus (PT), o deputado federal Nazareno Fonteles (PT) e o economista Solimar Oliveira.


No programa especial Viva Piauí: o Futuro que Queremos apresentado, a partir do meio dia da próxima quarta-feira(19), serão confrontadas as razões históricas e culturais, as questões financeiras e tributárias, e as perspectivas para o desenvolvimento econômico e social dos 87 municípios que podem compor o Estado do Gurgueia e dos 137 municípios que fariam parte do Piauí dividido.


Os quatro representantes de cada corrente vão apresentar dados que ajudem a população a compreender esse importante momento histórico. Dois projetos pela emancipação do sul do Piauí e criação do Estado do Gurgueia tramitam no Congresso. Se forem aprovados os piauienses participam de um plebiscito.





Durante a reunião, convidados para o debate já iniciaram a discussão. "Eu considero importantíssimo porque é um tema polêmico, empolgante e sobre o qual a população do Piauí praticamente não tomou posição", disse Jesualdo Cavalcanti, que defende o Gurgueia. "Se o Piauí caminhou até aqui unido, com todas as dificuldades, eu acho que o futuro avizinha com ideias promissoras. Então nós vamos caminhar juntos e manter o Piauí unido e feliz por inteiro", rebateu Wellington Soares. 

O deputado estadual Fábio Novo (PT) falou sobre sua posição em favor do novo estado e contrária a vários militantes de seu partido. "Eu vou discutir como debatedor o aspecto social. Eu estou convencido, por convicção, que quanto menor é a área para você administrar mais rápido chegam as ações de governo. E eu defendo que em situações como a nossa a presença do Estado é fundamental para induzir o desenvolvimento", disse o parlamentar. 

Ex-secretário de Educação de Teresina, Washington Bonfim elogia a iniciativa e se diz contra a divisão. "Talvez seja um dos debates mais importantes da história política do Piauí. É uma iniciativa absolutamente louvável da TV Cidade Verde porque ela nos coloca a oportunidade de refletir sobre o estado do Piauí, sobre sua história, sobre as suas potencialidades. Acho que o pleito da criação do Gurgueia é justo, embora eu seja contra. E ele é justo em razão de uma série de questões que serão colocadas nesse debate".

Outros político envolvidos enalteceram a proposta da TV Cidade Verde. "A TV Cidade Verde parte na frente, como sempre inovando com as coisas do Piauí, na promoção da cultura, da economia, de tudo do Piauí. E nada melhor do que no Dia do Piauí se discutir o futuro do Piauí. O futuro que queremos para o Piauí todo", disse o deputado federal Júlio César Lima (PSD). "Eu acho que esse é o momento oportuno de nós mostrarmos para o Piauí, tanto do Norte como do Gurgueia, a importância que esse estado tem no conjunto como um todo. Mas, também é importante que todos tenham oportunidade a dias melhores, oportunidade a se desenvolver com infraestrutura, com melhor saúde e educação", acrecentou Luiz Coelho, prefeito de Paulistana.

fonte:cidadeverde

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More