terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mais de 80 municípios já sofrem com seca e Garantia Safra atrasa

É preciso que o Governo do Estado e os gestores municipais liberem a parcela do Garantia Safra

Mais de 80 municípios do Piauí já estão vivendo os problemas da seca. Na maioria deles não chove há seis meses e a população encontra dificuldades para acessar água de qualidade para o consumo humano e dos animais.
Diante da situação, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag-PI) denuncia o descaso para com o Seguro Garantia Safra, que não está disponível quando os trabalhadores mais necessitam, e culpa principalmente os prefeitos e o Governo do Estado. O Seguro Garantia Safra é uma ajuda financeira do Governo Federal aos trabalhadores que perderam a safra.
Eles recebem R$ 600,00, dividido em quatro parcelas. De acordo com o presidente da Fetag, Evandro Luz, é preciso que o Governo do Estado e os gestores municipais liberem a parcela do Garantia Safra para que os trabalhadores tenham diminuído os problemas com relação às perdas das safras. De acordo com o presidente da entidade, já são 39 municípios que decretaram situação de emergência, alguns ainda por conta das cheias, mas a maioria por conta da seca.
Entre os 80 municípios onde os moradores sofrem por estiagem estão São Pedro, Pio IX, Bela Vista, Nova Santa Rita, Júlio Borges, Cristalândia e outro municípios do Semiárido, do Norte e do Sul do Estado.
"Já tem muitas reclamações e muitas cobranças através dos sindicatos e associações, com relações à falta de apoio e principalmente acesso às políticas de convivência com a seca", afirma Evandro Luz. Ele reconhece que já foram feito vários in-vestimentos, como perfuração de poço, construção de barragens, construção de adutoras e cisternas, que são políticas que tem ajudado muito a diminuir as dificuldades, principalmente com relação à água. Porém, segundo Evandro Luz, estes benefícios não têm chegado para a maioria dos trabalhadores rurais.
"Por isso que é importante que o governo tome ciência da situação e resolva o problema em definitivo", declara ele.
Em muitos municípios, é possível se encontrar água, mas segundo os trabalhadores é uma água de má qualidade, salgada, que não tem um tratamento adequado e os trabalhadores e a população não podem ingerir.
Infelizmente, a alternativa mais conhecida para o problema da falta d´água ainda é o carro pipa, que já pode ser percebido em muitos municípios colocando água, alguns contratados pelas prefeituras e outros particulares, e até do Governo Federal coordenado pelo exército. Segundo a Defesa Civil Estadual, até o momento foram recebidos pelo órgão somente12 processos de decretação de situação de emergência.

fonte: 180 graus

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More