terça-feira, 25 de outubro de 2011

Razões Históricas e Culturais para a criação do Estado do Gurgueia


Por Eugênio Paraguassú.

O Sul do Piauí (o Gurgueia) e o Centro-Norte do Piauí (o novo Piauí) são regiões que, apesar de também terem características comuns, tem várias e significativas diferenças.
A propósito, a colonização do Gurgueia, historicamente, tem muito mais haver com baianos, pernambucanos e paulistas, já o Centro-Norte do Piauí tem mais a ver com cearenses e maranhenses. O Gurgueia tem um sotaque mais “carregado”, próprio, um jeito de falar diferente do povo de Teresina e do Norte do Piauí, bem como tradições culturais bem peculiares.
O Conselheiro Saraiva (baiano e fundador de Teresina) e os Senadores piauienses Joaquim Pires Ferreira e Chagas Rodrigues defenderam a emancipação do Sul do Piauí (por mais que esses ex-congressistas fossem do Norte do Piauí).
Hoje, no Gurgueia, há um verdadeiro sentimento popular por parte de muita gente, de que a criação do Gurgueia é necessária para corrigir o atraso a que região foi submetida historicamente por sucessivos governos e para que haja mais prosperidade e melhor aproveitamento das potencialidades e riquezas da região Sul do Piauí.
Diante desse quadro e levando-se em conta os variados aspectos históricos e culturais do Sul do Piauí em relação ao restante do Estado, não faltam razões históricas e culturais que justifiquem a criação do Estado do Gurgueia e interesse popular nesse sentido. Ou você é daqueles que pensam equivocadamente que a criação desse novo ente federativo é interesse só de políticos e não da população? Na verdade, os benefícios serão incalculáveis tanto para o Gurgueia quanto para o Piauí.
fonte : 180 graus

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More