quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Uma reflexão necessária sobre a proposta de criação do Estado do Gurgueia

Alguns questionamentos são necessários quanto à proposta de criação do Estado do Gurgueia. Por exemplo, quanto ao Gurgueia, quais são as “elites” tão condenada por certas “elites”? E por que a grande maioria dos piauienses vocês sempre votam nessas “elites”? Por que não há mais coragem no Piauí, ao ponto de gente de bem e anônima investir mais na política? E que insensibilidade é essa de muita gente do Norte do Piauí (muitos petistas, principalmente) em relação ao que pensa o povo do Gurgueia?
O povo gurgueiano quer SIM a criação do Estado do Gurgueia; só precisa da sensibilidade, solidariedade e compreensão do povo do Centro-Norte do Piauí, para que o mesmo vote em favor da proposta que deverá salvar todo o Piauí e tirá-lo do atraso! Será que o PT e certos "nortistas" só querem os votos dos gurgueianos? Será que querem o Gurgueia apenas como uma "Colônia", como um "quintal rico do Cento-Norte do Piauí"? E o sentimento e a vontade do povo gurgueiano, onde ficam? E as elites do PT, de Teresina e do Norte do Piauí, que falam que o Gurgueia é para as elites? Será que certos deputado e políticos petistas não são elite nesse Piauí? Graças a Deus, que o Presidente Estadual do PT, o Deputado Fábio Novo, é defensor e a favor da criação do Gurgueia? Ele é do Sul do Piauí e conhece a realidade da região mais do que certas pessoas, mais do que certos petistas?
Cadê que certas pessoas que se opõem ferozmente à criação do Gurgueia fazem questão de conhecer e visitar o Sul do Piauí? Não! Preferem as praias do Ceará, preferem a praia de Jericoacoara... preferem o Maranhão e os lençóis maranhenses... preferem as praias de Luís Correia e Parnaíba...! E a Serra Vermelha, a Serra da Capivara, a Serra das Confusões, a Estação Ecológica Uruçuí-Una, o Rio Gurgueia, o Rio Uruçuí-Preto, o Rio Uruçuí-Vermelho, a Lagoa de Parnaguá, onde ficam? Cadê que essas belezas e potencialidades são visitadas e prestigiadas pela grande maioria dos piauienses do Norte? Por essa e outras razões, faço uma alerta: piauiense, se você é pobre, ou está em situação financeira difícil (a maioria do Piauí vive em dificuldade financeira), seja a favor do Estado do Gurgueia, e se inspire nos muitos piauienses que foram para o Estado do Tocantins e se fizeram por lá. Inclusive muitos são parentes e conhecidos de piauienses que aqui ficaram, permanecendo na pobreza e insistindo em batalhar numa terra que não tem prosperado muito, infelizmente!
Assim, digo: respeitem mais o povo do GURGUEIA e façam o maior bem, pratiquemos a maior prova de amor ao Piauí, criemos o ESTADO DO GURGUEIA pelo bem de todo o Piauí, não só de alguns petistas e acadêmicos de universidades, pois esse povo está com a "vida ganha" (são elite, mas condenam “as elites” - quanta contradição e hipocrisia), com seus mandatos e seus cargos governamentais... não se baseiem tanto em intelectuais, que não conhecem bem a realidade do povo e não se importam tanto com o sofrimento dos mais pobres, dos mais humildes...! O Gurgueia é muito mais do que isso... é cargos públicos, sim, porque tem que ter mesmo... mas é milhares de empregos na iniciativa privada... na construção civil... é emprego, é renda, é desenvolvimento, é progresso, é muito mais saúde, educação, segurança púbica e muitas outra vantagens! Com o Gurgueia, o Piauí terá uma máquina administrativa mais enxuta e poderá se desenvolver mais e melhor, também!
Portanto, se você é estudante, se é universitário, se está se formando ou se já se formou, se você está desempregado (principalmente, se está há muito tempo nessa incômoda situação), enfim, você que é do povo, que passa por muitas dificuldades, acerte e marque ponto em seu favor, votando pela criação do Estado do Gurgueia. Não se deixe levar (ou "enganar" mesmo) por quem já está com a "vida ganha" e fala em amor ao Piauí, em "Piauí Unido"! Pense em sua situação e na pobreza da grande maioria do povo piauiense, pense na fata de empregos e oportunidades e vote no SIM AO GURGUEIA, quando houver o competente plebiscito (que deve ocorrer, mais hora menos hora), para que você e todo o Piauí tenham dias melhores e mais prósperos!

fonte:180 graus

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More