terça-feira, 1 de novembro de 2011

Barragem em Itaueiras tem risco de romper e MPE ajuiza ação


Duas promotoras ajuizaram ação civil pública solicitando imediatos reparos na barragem.

O Ministério Público Estadual ingressou com ação civil pública solicitando reparos imediatos na barragem de Poços, em Itaueira (a 344 km de Teresina). Segundo as promotoras Áurea Emília Madruga e Denise Costa Aguiar, autoras da ação, a barragem está com risco de rompimento, principalmente com início das chuvas.

Yala Sena/CidadeVerde.com
Promotora Denise Aguiar


A promotora Denise Aguiar, da Curadoria do Meio Ambiente, informou que desde de maio deste ano, o Ministério Público  vem advertindo o IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) e a Semar (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) sobre a situação de alto risco da barragem.

A ação civil quer que o governo do Estado  sejam obrigados a apresentar plano de ação emergencial  na barragem de Poços no prazo de 15 dias. “Bem como executar todas as obras de recuperação da barragem definidas no projeto básico no prazo de 30 de novembro, antes do início do inverno”, disse a promotora.

Algodões I, barragem rompida em 2009 no norte do Piauí

No mês passado, o governador Wilson Martins (PSB) decretou estado de emergência por 90 dias as barragens em Curimatá, Itaueira e São Miguel do Tapuio. A decisão foi anunciada após laudos nas barragens de Algodões II, Poços e São Vicente.


Denise Aguiar disse que solicitou informações sobre as barragens São Vicente (São Miguel do Tapuio) e Algodões (Curimatá), mas ainda não obteve resultado. 

FONTE: CIDADE VERDE



0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More