domingo, 13 de novembro de 2011

Com o Estado do Gurgueia é mais fácil salvar o Rio Gurgueia


O Rio Gurgueia, que dá nome ao futuro Estado do Gurgueia, precisa de ajuda do Piauí, da população "gurgueiana", das autoridades desse Estado (do Piauí) e do Governo Federal. A criação do Estado do Gurgueia, sem dúvidas, pode ajudar nesse sentido.
Foto: www.meionorte.com (Trabalho de revitalização do Rio Gurgueia na região do Município de Colônia do Gurgueia).
Outrora, o rio já teve uma beleza sem igual e águas mais caudalosas. Hoje, porém, com desmatamento da vegetação de suas margens (matas ciliares) e com a falta de cuidados com o curso d'água, o Gurgueia passa por dificuldades e esta ficando cada vez mais assoreado (obstruído por causa da areia de suas margens, que estão cedendo).
Dessa forma, providências são urgentes e precisam ser tomadas pela sociedade e pelos governos (estadual, municipais e federal), para que o Rio Gurgueia, que hoje nos pede socorro, não morra! Não faria sentido que o maior e mais importante afleunte do Rio Parnaíba pelo lado direito (o lado piauiense) morresse bem ao alcance de nossas vistas, sem que fizéssemos nada para savá-lo.
Fica aqui, então, registrado esse apelo desse “gurgueiano”, que certamente fala em nome de muitos, principalmente daqueles que dependem diretamente do Gurgueia para sobreviver, como os pescadores e comunidades ribeirinhas, para que SALVEMOS O GURGUEIA! Façamos o que pudermos nesse sentido, a começar, por exemplo, por uma grande Campanha, que poderá se chamar SALVEMOS O RIO GURGUEIA! Com a criação do Estado do Gurgueia, isso ficará mais fácil de acontecer, é claro, pois haverá mais recursos para que um fututo Governo do Gurgueia e os Municípios banhados pelo Rio Gurgueia (numa possível parceria com o Governo Federal) trabalhem com a população pela completa revitalização do rio!

FONTE;180 GRAUS

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More