terça-feira, 15 de novembro de 2011

CURIMATÁ-PI NO FANTÁSTICO


A maioria das cidades brasileiras, contam com menos de 15 000 habitantes. Dentre elas estão quase totalidade das 224 cidades do estado do Piauí. Curimatá, onde nasci e fui criado, na Região das Chapadas do Extremo Sul Piauiense, de acordo com o IBGE, em 2010 contava com 10 761 habitantes.
      A cidade conta com posto regional do INSS, Banco do Brasil e Campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), além de hospital estadual, Unidade do DETRAN, dentre outros serviços públicos básicos.
       Curimatá é contemplada por ter posição grográfica privilegiada, sendo um entrocamento rodoviário, com quatro rodovias que dão acesso ao estado da Bahia,  diversas cidades da região, assim como para Brasília e Teresina.
       A Rede Globo, com o famoso repórter Francisco José, já esteve em Curimatá recentemete fazendo matéria sobre a exploração de carvão na Serra Vermelha. Na semana retrasada, a Globo com o mesmo repórter, volta desta vez exclusivamente a Curimatá fazer matéria sobre os mais de 10 prefeitos que governaram a cidade a partir de abril de 2008 e também sobre a prisão do juiz da Comarca Osório Bastos.
      A presença da Globo com a matéria que será divulgada no Fantástico de hoje, deixa os curimataenses (principalmente), indignados. Em especial o grande número de jovens internautas, que vivem na cidade ou que estudam e trabalham em outras cidades e estados.
    As mensagens de perplexidade dos curimataenses na internet e em celulares são numerosas. A crise na prefeitura curimataense, está relacionada com a compra de votos e abuso do poder econômico, fatos que provocaram a cassação do mandato pela justiça eleitoral, do prefeito e do vice eleitos em 2004 e também do prefeito e vice eleitos em 2008.
   Não resta dúvidas que é desgastante para a população curimataense esta triste realidade. Mas é mais desgastante para os grupos políticos que se revezam no poder na cidade desde a década de 50 e que são diretamente responsáveis por este mar de lama. A sociedade brasileira, principalmente os setores mais esclarecidos, sabem que compra de voto e abuso do poder econômico, lamentavelmente é comum em nosso país.


0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More