sábado, 12 de novembro de 2011

PI: 40 municípios devem ter eleição indireta para prefeito

No domingo (13) as eleições suplementares acontecem em Caracol, e no dia 20 em Prata
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, afirmou nesta sexta-feira em entrevista coletiva que ainda restam julgar 44 processos que podem resultar em cassação de prefeitos eleitos em 2008 e em eleições suplementares realizadas de 2009 para cá. Segundo o presidente, os processos têm de ser julgados até o dia 15 de dezembro - no dia 19, Raimundo Eufrásio deixa a presidência do TRE.

As eleições que forem marcadas até este prazo, para serem realizadas já no próximo ano, serão do tipo indireta, modalidade em que apenas os vereadores escolhem o prefeito que cumprirá mandato até dezembro de 2012. Os municípios de Curimatá e Santo Inácio do Piauí, os últimos municípios que tiveram os prefeitos cassados (além de Eliseu Martins) realizarão eleições suplementares provavelmente ainda este ano, em datas a serem marcadas. Nos dois casos, serão pleitos indiretos conforme determina a lei orgânica dos municípios.

No entanto, ainda existem 1.807 processos eleitorais tramitando nas zonas eleitorais. Pelo menos 41 deles, podem resultar na cassação de mandatos de prefeitos. No domingo (13) as eleições suplementares acontecem em Caracol, e no dia 20 em Prata do Piauí. Ainda terá eleições no município de Eliseu Martins, em data a ser marcada. "Nós temos que obedecer aos prazos dos recursos e o devido processo legal", adiantou o desembargador.

Nas contas de Raimundo Eufrásio, já foram cassados 52 prefeitos e realizadas 20 eleições suplementares. "Tudo isso foi feito dentro do processo legal e não vamos nos afastar desta tese", emendou. "Em Caracol, por exemplo, o juiz suspendeu a propaganda até a eleição, porque os candidatos estavam se digladiando. Não tinham urbanidade. A Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar vão garantir o controle do pleito, até porque o povo do Piauí é ordeiro e a cidade tem pouco mais de 6 mil eleitores", completou o magistrado.

Até agora, o Tribunal Eleitoral gastou R$ 195.570,00 em eleições suplementares. Em média, cada eleição saiu por menos de R$ 10 mil. Até agora foram cassados 52 prefeitos, mas apenas 27 estão fora do cargo. Em cinco municípios o segundo colocado nas eleições de 2008 assumiu a prefeitura: José de Freitas, Angical, Pau D`arco, Santa Cruz do Piauí e Barreiras. Dois presidentes de Câmara estão no exercício do mandato, em Caracol e Prata do Piauí. E já foram realizadas 20 eleições suplementares.


fonte :180 graus

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More