domingo, 13 de novembro de 2011

Piauí possui maior número de processos contra magistrados


Lista do CNJ mostra o Piauí como o Estado brasileiro com maior número de processos contra magistrados.

Uma lista divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra o Piauí como o Estado brasileiro com maior número de processos administrativos contra magistrados. Dos 704 processos em tramitação nas corregedorias gerais dos Tribunais de Justiça estaduais, 211 são movidos no Piauí, enquanto que em São Paulo, que está em segundo lugar, aparece com 134.


Os processos piauienses, em sua maioria, são motivados por excesso de prazo, pedido de previdência, reclamação disciplinar e representação. Eles são datados entre 2005 e 2011.

A tabela divulgada pelo CNJ apresenta o número do processo, a data de abertura, o tipo de processo, o cargo do magistrado, as iniciais do requerido, o nome de quem entrou com a ação e o motivo. No Piauí, dos 211 processos movidos, 208 são contra juízes e 3 são contra desembargadores.

Na relação o Estado do Amazonas aparece em terceiro lugar, com 59 processos, seguido de Minas Gerais com 52. Os Estados brasileiros com os menores números de ações movidas contra magistrados são Paraíba, Pernambuco e João Pessoa com apenas 3 processos, Santa Catarina com 2 e Mato Grosso do Sul, que não possui processos.

A lista
O objetivo de divulgar a lista de processos é dar mais transparência aos processos disciplinares contra juízes e desembargadores em todos os tribunais. 

O ministro Cezar Peluso, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a partir de agora os brasileiros poderão acompanhar pela internet o trabalho das corregedorias na apuração de eventuais faltas cometidas por integrantes do Poder Judiciário. A página deverá ser atualizada em tempo real (Clique aqui para acessá-la).

FONTE:CIDADE VERDE

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More