terça-feira, 22 de novembro de 2011

RIO CURIMATÁ

Com aproximadamente 210 quilômetros de extensão, o Rio Curimatá (mais conhecido como riacho) é um dos principais afluentes do Rio Paraim. Ele nasce na divisa do Piauí com a Bahia, no Município de Júlio Borges, com o nome de Santo Antônio.


Atravessa todo o município de Júlio Borges, banhando sua área urbana e importantes povoados como Veredão e Piripiri. Penetra no município de Curimatá, banhando a cidade, onde recebe o Riacho Vereda da Cruz. Deságua no Rio Paraim, na Lagoa do Pau D'árco, próximo ao Damásio.


Entre os principais afluentes do Rio Curimatá, destacamos: São Francisco, Gameleira, Boqueirão, Riachinho, Vereda da Cruz, Riacho de Areia, e muitos outros riachos, riachinhos e veredas.


No início da década de 2000, foi construída no Rio Curimatá a Barragem Algodões II, próximo ao limite com Júlio Borges. A represa ainda não está totalmente cheia, mas já abastece as cidades de Júlio Borges e Curimatá. Nela é praticada a pesca e o turismo. Nos últimos dois anos, da barragem para baixo o Rio Curimatá se transformou em perene, isto é, com a água da represa descendo o ano inteiro.


Além de abastecer as cidades de Júlio Borges e Curimatá, a população do Povoado Lagoa das Covas e as localidades do Mandacarú, Umburana de Caroço, Boa Sorte, Angical, São Raimundo, Encruzilhada, Fazendinha, Piripiri, Volta, Capim Grosso, Lagoa Grande, Bambural, Carnaubinha e Espinhos, são hoje abastecidas por água da Represa Algodões II.






Escrito por Profº Erasmo Rocha via Facebook 

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More