segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SEM LEI: Cidade do Piauí não tem delegado, juiz e promotor

DEPOIS DA DENÚNCIA DO FANTÁSTICO, mais um caso de abandono no estado foi denunciado

O Fantástico deste domingo (06/11) denunciou a situação da cidade de Curimatá, no extremo sul do Piauí. Uma cidade sem lei que já trocou de prefeito mais de 20 vezes desde 2008 e um juiz já presidiu julgamento onde deveria ser réu. Nesta segunda-feira (07/11), um novo caso de “descaso” com a segurança é divulgado.
O município de Buriti dos Lopes, a 297km ao norte de Teresina, está há quase um mês sem delegado, promotor e juiz titular. Quem responde pelas funções são os profissionais da cidade de Cocal, mas que pouco aparecem na didade.
O caso mais grave é a falta de juiz, que já perdura por meses. Apenas um juiz substituto da cidade de Cocal vai ao município duas vezes por semana, e despacha os casos pendentes. A promotora do município está de férias, e a delegada tirou licença médica.
Com essa situação a estrutura de segurança da cidade fica comprometida. Não há previsão de que a delegada volte para a cidade, nem mesmo de que um novo juiz seja nomeado até o final do ano. Alem disso, a delegacia da cidade, com poucos agentes, também é agravante à situação.
CURIMATÁ: CIDADE SEM LEI!
Além dos problemas com a segurança, a cidade de Curimatá, como denunciado ontem em reportagem do Fantástico, na TV Globo, enfrenta ainda a questão da impunidade. Desde 2008, a cidade passou por mais de 20 trocas de gestores, e já na semana passada, o prefeito da cidade José Arlindo da Silva foi afastado do cargo pela sexta vez após denuncias de compra de voto. Já o ex-juiz da cidade, Osório Marques, é réu em mais de 11 processos. Entre as acusações contra ele, denúncias de homicídio, porte ilegal de armas, pistolagem e venda de sentenças. Osório teria até presidido um julgamento onde ele é quem deveria estar sentado no lugar do réu. Ele agora vive em um cativeiro domiciliar.
com informações do 180 graus

1 comentários:

Amigo foi com muita preocupação que assisti o fantástico domingo, lembrando que na minha querida CIDADE, estão meus amigos, colegas e familiares. Sempre tenho acompanhado este troca troca de prefeito, e nunca vi com bons olhos, eu bem sei que o meu povo a nossa gente nossos irmãos vem sofrendo com a real situação de nossa CIDADE, a violência é tanta que no fim do ano o meu filho mais velho foi visita a família, e em plena avenida foi agredido e chamado de forasteiro. Um filho de CURIMATÁ forasteiro na sua própria cidade.
Mas a situação de Curimatá hoje, já podia ser prevista a anos atrás, quantos crimes e coisas estranhas acontecidas em nossa cidade ficaram sem resposta.
Eu tenho muita saudade da minha CIDADE. Irmãos o ano de 2012 estas chegando é um ano em que cada um deve para e pensar, não por uma paixão politica mais sim por uma cidade melhor onde nossos filhos, filhos da nossa querida CIDADE posa bater as mãos no peito de dizer sou um CURIMATAENSE COM MUITO ORGULHO.
Eu sei que boas partes dos Curimataenses sabem da minha historia. Hoje estou longe, mas um dia espero com a bondade de Deus voltar a viver em minha cidade. Irmãos cuide da nossa querida CURIMATA, pois lembre se “ Quem já bebeu água do sertão e já foi no morro de Samuel e viu as lidas paisagens existentes por lá, pode ir pelo mundo, mas tem que voltar.”
ABRAÇO A TODOS, AQUI FICA UM CURIMATAENSE APAIXONADO.
Onesio Guerra ( Neno )

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More