segunda-feira, 5 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher: Lair Guerra, a primeira diretora do programa brasileiro de aids







Lair Guerra de Macedo nasceu no Piauí em 1943. Fez o primário na cidade de Curimatá e cursou Ciências Biomédicas na Universidade de Pernambuco. Casou-se em 1962 e teve cinco filhos.

Em 1977 começou a lecionar Microbiologia na Universidade do Piauí e a administrar o laboratório da universidade. Em seguida, tendo obtido bolsa da Organização Pan-americana de Saúde, deslocou para a cidade de Atlanta, na Geórgia (EUA), com a família. Em Atlanta atuou como pesquisadora visitante na área de doenças sexualmente transmissíveis no Center for Disease Control (Centro de Controle de Doenças). Paralelamente, cursou o mestrado em Microbiologia na Georgia State University, enquanto acompanhava no CDC as primeiras pesquisas sobre o vírus HIV.

Depois de seis anos na Georgia, regressou ao Brasil, onde passou a atuar inicialmente como professora na Universidade de Brasília. Foi convidada a iniciar o programa brasileiro de DST/aids em 1986. Atuou como diretora desse programa por 10 anos, tendo trabalhado com dez ministros. Nesse período, conseguiu recursos do Banco Mundial, com os quais qualificou e treinou muitos profissionais para o combate às DST/aids.

Lair estabeleceu ainda centros de referência para o tratamento de pacientes, incentivou a criação e manutenção de organizações não governamentais e iniciou o programa de teste de vacina para prevenção do aids. Representou o Brasil em três reuniões da Assembleia Mundial de Saúde, em Genebra.

Em agosto de 1996, ela participava de um congresso em Recife quando sofreu um acidente de carro. Teve traumatismo craniano e entrou em coma, ficando com algumas sequelas, como dificuldades de fala e falhas na memória recente.


Há dois anos, durante evento em que foi homenageada pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA) de São Paulo com o 3º Prêmio Paulo Cesar Bonfim, Lair foi ovacionada de pé pela plateia presente na cerimônia no Edifício Itália em São Paulo.
fonte:agenciaaids.com

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More