terça-feira, 24 de julho de 2012

ELEIÇÕES EM CURIMATÁ E EM OUTRAS CIDADES DO EXTREMO SUL

Em Curimatá os candidato a prefeito são do PMDB (Reidan) e do PSDB (Valdecir Júnior). Nas demais cidades do extremo sul os candidato a prefeito são dos seguintes partidos: Avelino Lopes PP x PMDB x PTC, no Morro Cabeça no Tempo PTB x PSDB, Júlio Borges PDT x PSB, Parnaguá PTB x PSB, Riacho Frio PTB x PSB x PV, Sebastião Barros PT x PTB x PSB, Cristalândia PSB x PTB, Corrente PMDB x PTB, São Gonçalo do Gurguéia PT x PSD x PTN, Barreiras PMDB x PSB, Gilbués PSB x PSDB x PV, Monte Alegre PSB x PMDB, Bom Jesus PR x PSDB x PSOL, Santa Luz PSDB x PSB.

O PT (meu partido) tem candidato próprio apenas em Sebastião Barros ( Nivaldo) e São Gonçalo do Gurguéia (Decym), duas das menores cidades das 16 aqui pesquisadas. Em Curimatá o PT apoia Reidan, no Morro Cabeça no Tempo montou chapa proporcional com o PMDB, no Avelino apoia o PP (Dióstenes), em Júlio Borges o PT está com o PSB (Prof Manoel), em Parnaguá está coligado com o PSB (Miguelão), no Riacho Frio apoia o PSB (Betim), em Corrente o PT montou apenas chapa proporcional, em Cristalândia está na aliança com o PSB (Acival), em Barreiras apoia o PMDB (Dr Alano), em Gilbués está coligado com o PSB (Euvaldo), em Monte Alegre está com o PSB (Davi), em Redenção também com o PSB (Delano), em Bom Jesus com o PSDB (Marcos Elvas) e em Santa Luz apoia o PSB (Vandineide).

O DEM (antigo PFL) que foi forte no extremo sul do Piauí pouco aparece nesta eleição, apesar de ter por exemplo o vice do Prof Manoel em Júlio Borges (Clisóstenes). Muitas lideranças do DEM migraram para o PSD, PTB ou PSB. Dos partidos da base de apoio de Wilson Martins e de Dilma, que mais encabeçam chapas em nossa região é o PSB, que disputa a eleição majoritária em 8 cidades. Em seguida vem o PTB com 6, PMDB 5, PT 2, PV 2, PP 1, PCdoB 1, PDT 1, PTC 1 e pela oposição apenas o PSDB disputa prefeituras de 6 cidades.

O PSB joga pesado em todo o Nordeste, com chapas majoritárias nas grandes, médias e pequenas cidades. O Presidente nacional do PSB é o Governador de Pernambuco Eduardo Campos, neto de Miguel Arraes. No Piauí a expansão do PSB é graças à influência do Governador Wilson Martins. Interessante: apesar do PT disputar eleição majoritária apenas em 2 cidades das 15 aqui citadas, o partido montou chapa de vereadores individual ou em coligação em todos os municípios.

Escrito por Profº Erasmo Rocha

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More