sexta-feira, 20 de julho de 2012

Município que aderiu ao Programa Saúde na Escola deve atualizar dados

Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em SRBTécnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em SRB (Foto: saoraimundo.com)

Os municípios que já estão com senhas ativadas no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) e aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) já podem atualizar todas as informações no novo modelo de monitoramento do Ministério da Saúde.

O novo modelo de senha e cadastro de informações sobre o PSE está sendo repassado a todas as cidades do Piauí através de nota técnica e e-mail, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), de modo a possibilitar a inserção de informações das ações executadas pelo município, nos componentes I, II e III do Programa Saúde na Escola, no ano de 2012, na aba da semana saúde na escola.

De acordo com a coordenadora estadual do PSE, Márcia Alcioneide, o novo modelo de monitoramento visa dar mais agilidade e eficácia no desenvolvimento das ações do PSE. “Esse programa é importante para os municípios, pois tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção, diagnóstico e recuperação da saúde, e formação à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico”, destacou a coordenadora.

Ainda de acordo com a coordenadora, o monitoramento é feito pelo Ministério da Saúde, por meio da Sesapi, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizado pelas equipes de saúde da atenção básica e educação de forma integrada.
 

As ações serão divididas em três etapas. O módulo de monitoramento está dividido em componentes, conforme o Termo de Compromisso: Componente I – Avaliação Clínica e Psicossocial, Componente II – Promoção e Prevenção à Saúde e Componente III – Educação Permanente.
 

Como atualizar o cadastro e senha


Para se cadastrar ao novo sistema, os gestores municipais precisam acessar a página do simec na internet, solicitar o cadastro e ligar para o MEC, para que suas senhas sejam liberadas, pois será através delas que as senhas dos demais perfis serão liberadas.
 

Definidas as pessoas e suas atribuições, todas as equipes de saúde informadas no termo de compromisso deverão acessar o site: http://simec.mec.gov.br, no lado direito inserir CPF  e solicitar cadastro com o perfil saúde.
 

As equipes da saúde e da educação também deverão preencher a aba da “Semana Saúde na Escola” que também deverá ser validado pelos diretores. As informações registradas só serão contabilizadas para o alcance das metas pactuadas pelos municípios após a validação pelos diretores.
 

A Sesapi também informa que está disponível no site www.dab.saude.gov.br, no link PSE/Destaques, os instrutivos com o “passo a passo” para todos os perfis. Quaisquer esclarecimentos a Sesapi estará à disposição nos telefones (86) 3216-3623 / 3619 ou através do email psepiaui@hotmail.com.


Fonte: Sesapi

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