quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Alerta! No Piauí, queimadas devem aumentar nos próximos meses


Técnicos do PrevFogo fazem vistoriaTécnicos do PrevFogo fazem vistoria
Técnicos da coordenação estadual do PrevFogo e do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama estão visitando povoados dos municípios de Corrente e Parnaguá, no Extremo Sul do Piauí, promovendo cursos de educação ambiental e queimadas controladas. A região é considerada área crítica de incêndios florestais.
Neste período, as queimadas se multiplicam no Estado. Só este mês já foram registrados mais de 2,6 mil focos de fogo no Estado, principalmente na região Sul. Além das queimadas para preparo da terra para o cultivo, existem os incêndios florestais, que acontecem por imprudência do homem.
PrevFogo é o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, que mantém várias brigadas de combate a incêndios no interior do Piauí, nas regiões que abrigam parques de conservação, tanto nacionais, como estaduais e municipais. As brigadas são formadas por 15 homens, em média, mas o número pode ser ampliado em função da área a ser atendida.
O Piauí possui sete brigadas, instaladas nos municípios de Piracuruca, Corrente, Bom Jesus, Alvorada do Gurguéia, Canto do Buriti, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí.
Dados do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) indica que 97% dos incêndios florestais no Piauí são provocados pelo homem. Os 3% restantes são provocados por raios.
Os incêndios em matas, em sua maioria, acontecem por descuido de caçadores, mateiros ou pescadores, através da propagação de pequenas fogueiras feitas em acampamentos, perda de controle de queimadas, e também por pontas de cigarros ou cacos de vidros em forma de lente.
A maior concentração de focos de calor no Piauí é registrada no período que vai do fim de agosto até o mês de dezembro. O período crítico é em outubro e novembro, época em que acontece o maior número de queimadas.

fonte;180 graus

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More