domingo, 2 de setembro de 2012

Retomada de obras no Aeroporto Serra da Capivara anima investidores no Piauí

A retomada das obras do terminal de passageiros - casa de embarque e desembarque -, do chamado Aeroporto Internacional Serra da Capivara, na zona rural do município de São Raimundo Nonato (525km de Teresina), começa a chamar a atenção de uma série de empresários do mercado turístico nacional e internacional que estão planejando fazer investimentos na região. Entre esses negócios, destaque para hotéis, pousadas, agências de receptivo e prestadores de serviços.

Imagem: André PessoaObra do Aeroporto de São Raimundo Nonato(Imagem:André Pessoa)Obra do Aeroporto de São Raimundo Nonato, vista do restaurante no piso superior

As obras foram reiniciadas no começo do mês de agosto depois de um acordo entre o Governo do Piauí, a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Construtora Sucesso, responsável pela construção do aeroporto. O objetivo é concluir a parte estrutural do terminal e iniciar as obras de instalações elétricas e hidráulicas, dando inicio aos trabalhos de acabamento.

Numa etapa posterior o terminal deverá receber toda a parte de adequação técnica, equipamentos como escadas rolantes, esteiras de bagagens e outros detalhes. A obra conta com cerca de R$ 8 milhões oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal José Francisco Paes Landim (PTB), que serão liberados aos poucos conforme o andamento da obra.

Imagem: André PessoaObra do Aeroporto de São Raimundo Nonato(Imagem:André Pessoa)Obra do Aeroporto de São Raimundo Nonato, vista da grua

Para reiniciar os trabalhos em São Raimundo Nonato a Construtora Sucesso trouxe diversos profissionais de Teresina. Na maioria dos casos são técnicos especializados em operação de gruas, eletroeletrônica, técnicos em soldas, instalações hidráulicas e até um profissional específico para análise do concreto que está sendo aplicado nos pavimentos do terminal de passageiros.

Para acomodar todos esses profissionais na cidade a empresa precisou alugar algumas casas o que também vem incrementando a economia do município. Na última quinta-feira, véspera de feriado em São Raimundo, os profissionais puderam retornar para Teresina em ônibus fretado pela empresa para passar o final de semana com suas famílias.

Ao todo, cerca de 65 trabalhadores, entre eles mestre-de-obras, pedreiros, soldadores, ajudantes e outros profissionais estão se dedicando de segunda a sábado às obras do aeroporto, principalmente na finalização do último piso e já iniciando as obras de acabamento, como por exemplo, o reboco do prédio tanto na parte interna como externa do terminal. A previsão é que a parte de concretagem deve se prolongar ainda por uns 4 meses.

Outro diferencial da retomada da obra foi a instalação de uma grua gigante que permite transportar o material para a parte superior do terminal de uma forma mais ágil, segura e controlada. Com isso, os profissionais esperam acelerar as obras de finalização das colunas e a parte de concretagem do piso superior, onde fica o mirante. 

A próxima etapa vai se dedicar a parte hidráulica, elétrica, instalação de sanitários, rede de energia, construção de cisterna e caixa d'água, finalização da terraplanagem do estacionamento entre outros serviços na área de embarque e desembarque, área de serviços, sala de espera e praça de alimentação. Parte do restaurante que fica no piso superior já está com sua laje e a cobertura praticamente finalizada.

Imagem: André PessoaObra do Aeroporto de São Raimundo Nonato(Imagem:André Pessoa)Obra do Aeroporto de São Raimundo Nonato

Todos os funcionários que trabalham no aeroporto de São Raimundo são obrigados a utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar acidentes. Segundo o responsável pela área de segurança do canteiro de obras, Crisostomu Cunha Sousa, 32 anos, até hoje não foi registrado nenhum incidente no local.

Na semana passada, poucas horas antes da visita do governador Wilson Martins (PSB), ao canteiro de obras do aeroporto, representantes do Ministério Público Estadual estiveram no local para verificar o andamento das obras e fizeram uma série de fotos além de colher informações que vão embasar um relatório sobre o estágio dos serviços e o ritmo das obras.
FONTE:GP1

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More