quinta-feira, 31 de maio de 2012

DENUNCIE MAL ATENDIMENTO EM DELEGACIAS E CARTÓRIOS

Em Curimatá, quem foi mal atendido e quiser apresentar reclamação contra o Cartório de Notas e Registro Públicos, Delegacia de Policia e demais repartições que tenham relações com os serviços judiciais e sobre atividades dos auxiliares e servidores da Justiça que lhes sejam subordinados, o momento é agora.

Da lavra do Doutor Antônio de Oliveira, Juiz de Direito em exercício na Comarca de Curimatá, foi publicada a Portaria nº 01/2012, na página nº 22 do Diário de Justiça do Estado do Piauí, do dia 18/05/2012, estabelecendo o procedimento de Correição Ordinária anual.

Segue a integra da referida da Portaria nº 01/2012:

PORTARIA Nº 01/2012
O Doutor ANTÔNIO DE OLIVEIRA, Juiz de Direito em exercício, nesta cidade e Comarca de Curimatá, Estado do Piauí, no uso de suas atribuições legais, etc.
CONSIDERANDO o disposto no art. 40, inciso XXI, alínea "c" da Lei de Organização Judiciária do Estado do Piauí - LOJEP (Lei Estadual nº 3.716, de 12/12/ 1979);
CONSIDERANDO o disposto no art. 6º, do Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí;
CONSIDERANDO as determinações contidas no PROVIMENTO nº 016/2007 de 17/10/2007, da Douta Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí, REPUBLICADA POR INCORREÇÃO, no Diário da Justiça nº 5.073/2007, datado de 03/10/2007 e no Provimento nº 026/2009 de 20/09/2009, também da Douta Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí;
CONSIDERANDO que o art. 1º do PROVIMENTO nº 16/ 2007 dispõe que a Correição Ordinária deverá ser realizada pelos juízes titulares das Varas ou Juizados, anualmente de janeiro a fevereiro e relativa a todo o ano anterior.
RESOLVE : 01. PROCEDER A CORREIÇÃO ORDINÁRIAANUAL, nesta Comarca de Curimatá - Piauí, em toda a sua jurisdição e competência, inclusive estabelecimentos prisionais, com a finalidade de inspecionar o Cartório de Notas e Registro Públicos, Delegacia de Policia e demais repartições que tenham relações com os serviços judiciais e sobre atividades dos auxiliares e servidores da Justiça que lhes sejam subordinados, diligenciando para o fiel cumprimento das disposições legais mantendo, igualmente a ordem do serviço forense;
02. DESIGNAR o dia 12/06/2012, às 08h00min, na sala das audiências do Edifício do Fórum local, situado na Avenida Curimatá, s/nº, centro, para audiência pública de Abertura dos Trabalhos da Correição, os quais serão iniciados em ato continuo a instalação e devendo abranger o período compreendido entre 20/ 07/2009 a 12/07/2012, à qual deverão comparecer todos os serventuários e funcionários da justiça desta Comarca, levando consigo o Título de seu cargo para ser visado;
03. NOMEAR O SR. ANTONIO VALDINO LUSTOSA FILHO, para sob compromisso do seu cargo, servir como SECRETÁRIO da aludida Correição;
04. CIENTIFICAR os interessados de que eventuais reclamações contra atos ou atitudes dos que compõe este Juízo deverão ser apresentados a partir da instalação e enquanto perdurarem os trabalhos, que se esperam estejam concluídos dentro de 25 (vinte e cinco) dias;
05. RECOMENDAR aos Senhores Titulares de suas serventias, Escrivão e Secretário que adotem as providencias necessárias para o perfeito andamento dos trabalhos correicionais, Ao Secretário da Vara distribuídos no foro judicial por área, bem como de todos os processos em andamento, por ano de registro, mencionando o numero dos autos, a natureza da ação, a fase em que se encontra e a data do ultimo ato praticado, enfim, praticar todos os atos necessários para o integral cumprimento dos trabalhos;
06. DETERMINAR ao Senhor Secretário da Correição que fixe no átrio do Fórum e na porta da Secretaria e do Cartório, informação clara e destacada de que a Vara se encontra em Correição, para recebimento de reclamações, criticas e sugestões;
07. OS TITULARES DOS CARTÓRIOS deverão exibir todos os livros obrigatórios, bem como os autos e papeis constantes dos seus arquivos, em razão de seus cargos, abrangido pelo período da ultima correição, assinalados no local onde foi correicionado o ultimo ato;
08. OS SERVIÇOS DE CORREIÇÃO seguirão a seguinte ordem: Cartório de Notas e Registros Públicos, Secretaria de Vara única e visita as Delegacias de Policias do Município de Curimatá-PI e Júlio Borges-PI; 09. NO DIA E HORARIO DESIGNADOS PARA O INICIO DOS TRABALHOS todos os servidores da Justiça ou designados os Oficiais de Justiça deverão se fazer presentes, munidos dos seus respectivos títulos de nomeação ou de designação para serem visados; 10. RECOLHAM-SE todos os autos em poder das Partes, Procuradores e Peritos e Órgãos Públicos, até o dia útil imediatamente anterior à Correição, sob pena de cobrança, salvo àqueles cujo prazo ainda estiver em curso.
11. ESTABELECER que até o dia 12 (doze) de julho do corrente ano, os trabalhos correicionais deverão ser encerrados em audiência pública, na sala das audiências do Fórum local;
12. OFICIE-SE ao Delegado de Policia, Prefeito e Vice-Prefeito, deste Município e do Termo Judiciário, Presidentes das Câmaras de vereadores desta cidade e do Município de Júlio Borges/PI, bem como, aos advogados militantes nesta Comarca ao Procurador Geral de Justiça, Presidente da Seccional da OAB-PI, da subseção, se houver, Defensor Público Geral;
13. INTIME-SE o ilustre Defensor Público desta Comarca e NOTIFIQUE-SE o Ilustre Representante do Ministério Público;
14. OFICIE-SE a Douta Corregedoria Geral da Justiça e a Egrégia Presidência do Tribunal de Justiça do Estado d Piauí, para os devidos fins.
15. EXPEÇA-SE Edital Necessário.
16. PUBLIQUE-SE esta Portaria e o Edital afixando cópias no quadro de aviso deste Fórum.
Cientifique-se. Publique-se. Registre-se e Cumpra-se. GABINETE DO MM. JUIZ, em Curimatá,10/05/2012. DR. ANTÔNIO LOPES DE OLIVEIRA, JUIZ DE DIREITO EM EXERCÍCIO.

PAULO ROBERTO GRUPO CURIMATÁ FRATERNO  NO FACEBOOK

CANDIDATURAS MAJORITÁRIAS EM CURIMATÁ CONTINUAM INDEFINIDAS


Em Curimatá e em parcela considerável dos municípios do Brasil, ainda não foram formadas as chapas de prefeito e respectivos vices, para disputar as eleições de outubro próximo. O prazo final é a segunda quinzena de junho.

A base aliada da presidenta Dilma (PT) e do governador Wilson Martins (PSB), está bem dividida na maioria dos municípios do Piauí, destacando Teresina e Curimatá.

O PT (meu partido) ainda não definiu se terá candidato a prefeito ou a vice em Curimatá e em muitos outros municípios. Em 2008 o PT apoiou a Professora Das Neves (PDT), com Pedro Luz de vice (PT), mas parcela da miltância do partido votou em Zezinho (PR) ou no Coronel Antônio (PSDB), temendo a vitória de um ou do outro. Foi o voto denominado "útil". Eu, acreditava muito na candidatura de Das Neves e de Pedro, mas infelizmente a maioria não acreditou.

Em Curimatá poderá ter até cinco candidatos a prefeito, embora se for só dois não será novidade. O Prefeito Reidan (PMDB) é pré-candidato a prefeito, com apoio de Estelita, Fifia e de outras lideranças do PMDB. Poderá não ter apoio do PSB, que tem Romulo Fonseca como pré-candidato a prefeito. O PR, do vice Juninho e do ex prefeito Zezinho também ameaça dividir, lançando candidato próprio.

O PSDB vem adiando também o lançamento do seu pré candidato. O ex prefeito Valdecir Junior diz que é candidato, mas tem militantes Tucanos e do DEM afirmando que o candiato é o Coronel Antônio. Eu particularmente acreditava que a Vereadora Alba poderia ser a candidata a prefeita pelo PSDB, mas pelo que se ver a candidatura será de um membro do clã do ex prefeito Júnior.

Luís Afonso do PP, é outro pré-candidato a prefeito, que até onde sabemos, tem apoio de um vereador do PP de Curimatá de deputados estaduais da sigla e do Senador Ciro Nogueira (PP).

Quem ampliar mais as alianças, sem dúvida tem mais chance de vitória. Durante as festas da Vaqueijada, as negociações avançarão, tendo em vista que as bases partidárias estarão nas festas neste final de semana, assim como os pré-candidatos e lideranças estaduais dos respectivos partidos.

Escrito por Profº Erasmo Rocha

Confusão na copa extremo sul


Ontem foi anunciado o emparceiramento e datas dos jogos da próxima fase da copa extremo sul. Na tabela não consta o Beira  Rio,  que não aceita ficar fora.

A equipe reclama a falta de um jogo previsto na tabela que seria contra  Santa Marta, com possibilidades do time do  bairro Vermelhão se classificar, dependendo de vitória e saldo de gols.

A reclamação foi encaminhada ao superintendente Gesy Fonseca, mas ainda assim a tabela da próxima fase foi divulgada. O Beira Rio diz não abrir mão em hipótese nenhuma de realizar o jogo que falta.

Problema sério embolando o meio de campo da competição. A confusão complica  o emparceiramento entre Riacho Frio e Fluminense.

Confira a tabela anunciada.

(02) IBC x PIÇARRINHA DE CURIMATÁ

(03) RIACHO FRIO X FLUMINENSE DE COLÔNIA DO GURGUÉIA

(09) AMÉRICA X OLÍMPIA DE GILBUÉS

(10) VITÓRIA DE AVELINO LOPES X FORTALEZA DE MONTE ALEGRE.

fonte:portalf10

Ministério Público lança campanha contra corrupção eleitoral

No final da manhã desta quinta-feira (31), o Ministério Público Estadual do Piauí realizou a cerimônia de lançamento da campanha ‘Eleições Limpas – O que você tem a ver com a corrupção?’, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. A campanha buscar levar até aos eleitores informações relevantes sobre como se desenvolve um processo eleitoral limpo, sem irregularidades. O Promotor de Justiça Fernando Santos, coordenador estadual da campanha informou que ela será realizada em todo o Estado e espera que boa receptividade do público e dos gestores.


Fernando Santos conta que a campanha serve para dar mais informações à população sobre o processo eleitoral

Durante o lançamento da campanha, o Presidente do Instituto Piauiense de Direito Eleitoral, Daniel Carvalho de Oliveira, ministrou uma palestra sobre a Lei Complementar N˚ 135/2010, conhecida como ‘Lei da Ficha Limpa’. De acordo com Daniel, a lei mudou o cenário político brasileiro, principalmente porque nasceu da iniciativa popular. De acordo com Fernando Santos, a divulgação da campanha será realizada pelos promotores de cada comarca do interior, distribuindo cartilhas e promovendo encontros e palestras.

“Haverá a distribuição da cartilha desenvolvida para a campanha, que posteriormente vai estar disponível no site no Ministério Público. Também vamos realizar palestras em escolas, sindicatos, associações de bairros e sedes de movimentos sociais”, informa o coordenador da campanha. Fernando Santos explica que além das palestras e da distribuição de cartilhas também serão realizadas audiências com gestores municipais, para alertar sobre possíveis condutas impróprias durante esse período.

Para Fernando Santos, o objetivo da campanha é sensibilizar a população para a realização de eleições limpas e para que eles identifiquem condutas impróprias de candidatos. “A campanha começa a ser desenvolvida a partir de hoje (31), com a distribuição de cartilhas educativas. O público alvo da campanha é a população em geral, desde os mais jovens, até os mais velhos, pois esse é um trabalho de educação. Mas visamos principalmente ao público apto a exercer o direito de voto”. 

*Com Informações: MPE/PI

Tudo pronto para a XXV Grande Vaquejada Parque Francisco Correia em Curimatá


Toda estrutura necessária para uma grande vaquejada já esta montada em Curimatá, tudo aponta para uma grande festa em nossa cidade. Com premiação de 25 mil reais e atrações musicais com as Bandas Real Som da Bahia, Forró Top de Linha e Sirano e Sirino a animação estará garantida. Tudo isso organizado pela Prefeitura Municipal e Colaboradores.

Apesar do Município está passando por dificuldades com questões de seca, salario e contas bloqueadas nada disso impedirá que o evento aconteça. A população precisa de um momento de alegria para esquecer os problemas que assolam a cidade.

Lembrando que o Portal estará cobrindo todo o evento, aguardem fotos e reportagens.



fonte:cidadesdosul.com

Avelino Lopes Comemora o Dia Mundial sem Tabaco


Quinta-feira (31/05/2012) Foi realizada uma entrevista na Rádio FM Cidade, com o Enfermeiro Adelmar Lima em comemoração ao dia Mundial sem Tabaco que tem como tema: FUMAR FAZ MAL PRA VOCÊ, FAZ MAL PARA O PALNETA. Durante a entrevista foram repassadas informações sobre as substâncias nocivas que compõem o cigarro, os danos a Saúde como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, impotência sexual, além do meio ambiente que é afetado por agrotóxicos, desmatamento e incêndios. Ao final alertou com a seguinte frase:RESPEITE A SUA SAÚDE E A SAÚDE DO PLANETA. AMBIENTE SAUDAVEL E AMBIENTE LIVRE DO CIGARRO.

fonte:180 graus

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CURIMATÁ ELEGE SUA DIRETORIA


O Conselho Municipal da Juventude de Curimatá se reuniu na manhã desta quarta-feira (30/05), com o objetivo de escolher sua diretoria. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e após a votação foram eleitos por unanimidade: Presidente: Vitória Rege Albuquerque, Vice-Presidente: Rodholfo Nataniel Rodrigues Fonsêca, 1ª Secretária: Adriana Rodrigues Marques e 2º Secretário: Fábio Dias de Figueredo. A Diretoria reforçou o compromisso com a juventude Curimataense e informou que buscará o apoio da Coordenadoria Estadual da Juventude, a fim de que nossas políticas estejam articuladas ao cenário estadual.  
CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CURIMATÁ ELEGE SUA DIRETORIACONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CURIMATÁ ELEGE SUA DIRETORIA
fonte: 180 graus

terça-feira, 29 de maio de 2012

Semar cancela licença e suspende carvoarias em 4 municípios


Uma operação realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal – resultou na aplicação de R$ 230 mil em multas.  Um total de sete carvoarias multadas e embargadas, 20 fornos destruídos e 724 embargados nos municípios de Morro Cabeça no Tempo, Júlio Borges, Parnaguá e Sebastião Barros. Além disso, foram apreendidos duas motosserras que estavam sendo utilizadas sem a devida licença,  250 metros cúbicos de carvão, 15 veículos com documentação irregular e com registro de roubo e furto e mais 12 carros.

“Em parceria com a Policia Rodoviária Federal  atuamos com o objetivo de coibir a produção clandestina de carvão, além de apurar as denúncias relativas a movimentações fraudulentas de carvão no Sistema Eletrônico DOF – Documento Original Florestal. Os fiscais foram rigoroso no combate ao desmatamento ilegal, uma vez que as licenças emitidas pela Semar, em muitos casos, não vem sendo respeitadas”, enfatiza o secretário Dalton Macambira.
 
De acordo com o Superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, os empreendimentos agrícolas que detém autorizações de desmates emitidas pela Semar e utilizam o material lenhoso decorrente desse desmatamento para a produção de carvão, cada vez mais vem demonstrando sua incapacidade para na realização dos projetos de Uso Alternativo do Solo a que se propõem.

O aproveitamento do solo, através das autorizações de desmate concedidas pela Semar, não vem sendo cumprido satisfatoriamente nos projetos visitados. O carvoejamento tem se transformado na atividade principal dos empreendimentos, provocando destruição de floresta nativa e ocasionando diversos impactos ambientais negativos.

O Secretário Dalton Macambira ressalta que a equipe de fiscalização da Semar estava há mais de uma semana investigando as irregularidades na região.  “A operação envolveu vários órgãos, pois além dos crimes ambientais foram detectadas outras irregularidades. “Por conta das inúmeras irregularidades identificadas pela Semar, estamos cancelando todas as autorizações de desmate válidas e a suspensão das atividades de carvoejamento até que os empreendedores autuados,  demonstrem capacidade de execução dos projetos agrícolas propostos”, garante  o secretário.

fonte;cidade verde

Compra de grandes áreas no Piauí por grupos estrangeiros preocupa Casa Civil


Compra de grandes áreas de terras no Piauí por grupos estrangeiros preocupa Casa Civil da Presidência da República
Grupos estrangeiros estão fazendo grandes aquisições de terras na região dos Cerrados do Piauí, principalmente nos municípios de Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí e Barreiras do Piauí. Essas grandes aquisições de terras, pela quantidade e pela velocidade, estão preocupando a Casa Civil da Presidência da República, informou o coordenador de Cadastro Rural do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Evandro Cardoso.
“Nós temos notícias de grandes aquisições por grupos estrangeiros em Barreiras do Piauí. Nós ainda não temos com precisão quais são os países que estão comprando as terras. Nós, agora, estamos monitorando isso e chegar a uma conclusão em breve”, em entrevista ao Jornal Meio Norte.
Evandro Cardoso disse que a Casa Civil está monitorando essas grandes aquisições de terras nos Cerrados piauienses para saber se estão cumprindo a atual legislação.
Meio Norte – Como está a compra de terras por estrangeiros no Brasil?
Evandro Cardoso – Essa é uma preocupação do governo. O governo tem tido essa discussão, capitaneada pela C asa Civil, o que resultou no monitoramento mais eficaz dessa situação. Aqui no Piauí, particularmente, temos notícias de grandes aquisições de terras no sul do Estado, especialmente nos Cerrados, por grupos estrangeiros. Nós vamos localizar de fato e se os grupos estrangeiros cumpriram o regramento legal.
Meio Norte – Essas grandes aquisições de terras por grupos estrangeiros estão ocorrendo em quais municípios?
Evandro Cardoso – Tudo na região dos Cerrados, como nos municípios de Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí. Nós temos notícias de grandes aquisições por grupos estrangeiros em Barreiras do Piauí. Nós ainda não temos com precisão quais são os países que estão comprando as terras. Nós, agora, estamos monitorando isso e chegar a uma conclusão em breve.
Meio Norte – E a compra de terras por chineses em Mato Grosso e Goiás?
Evandro Cardoso - Essa é uma situação complexa. Um parecer da AGU (Advogacia Geral da União) de 1998 equiparou empresas empresas brasileiras de capital estrangeiro, às empresas de capital nacional. Essas empresas não tinham a obrigatoriedade de ter a autorização do Incra para aquisição de propriedades. Em 2010, a AGU mudou esse entendimento e passou equiparar empresa nacional com capital estrangeiro à empresa estrangeira, impondo a elas as mesmas exigências feitas às empresas estrangeiras. Nós temos intervalo de um década em que foram adquiridas terras por empresas brasileiras de capital estrangeiro como se brasileiras fossem. Há uma lacuna de uma década e o Incra perdeu completamente esse acompanhamento.
Meio Norte – O que será feito agora?
Evandro Cardoso – Estamos discutindo. Há uma série de leis sendo discutida no Congresso. O deputado Beto Faro (PT-PA), que prevê um recadastramento geral das terras nas mãos de estrangeiros no Brasil. A gente está aguardando esse desfecho do projeto de lei para o Incra se posicionar sobre isso.
Meio Norte – Como uma economia globalizada, essa compra de terras por estrangeiros é prejudicial ou não?
Evandro Cardoso – Não é prejudicial desde que seja controlada pelo governo e que as empresas estrangeiras venham para cá cumprindo a legislação vigente, não podem é usar laranjas como se brasileiros fossem.
Meio Norte – Qual sua opinião sobre a compra de terras na Amazônia por milionários estrangeiros para preservar a floresta?
Evandro Cardoso – Essa é uma outra situação, temos ciência disso, mas não temos comprovação. O que o Incra está fazendo? Em suas regionais da região Norte, o Incra está tentando localizar isso para ver se a informação é verídica para que possamos adotar as providências cabíveis.
Meio Norte – Além da compra de terras por grupos estrangeiros, quais são os outros problemas que o Piauí enfrenta?
Evandro Cardoso – O Piauí tem uma questão séria de regularização fundiária. Nós temos muitos posseiros históricos sem áreas não regularizadas, grande parte deles está em ferras do Estado. Há que haver um trabalho do Incra com o Governo do Estado, através do Instituto de Terras do Estado (Interpi) para que possa ser feita esse trabalho de regularização fundiária.
Meio Norte - Como fazer isso sem regularizar a grilagem?
Evandro Cardoso – Nós estamos falando de coisas distintas. Uma coisa são os posseiros históricos que estão há décadas nessas áreas, que passaram de pai para filho. As pessoas estão lá e não têm os documentos das terras. Essa é uma situação. A outra é a de pessoas que fraudaram documentos e se apossaram de grandes áreas no sul do Piauí. Isso é outro caso que deve ser apurado pelo Instituto de Terras do Estado.
Meio Norte – Nós estamos falando de pequenos proprietários ou de grandes proprietários de terras?
Evandro Cardoso – Nós estamos falando de posseiros históricos e de supostos grileiros. São coisas diferentes. Recentemente, a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí cancelou centenas de matrículas de imóveis no sul do Estado. Isso foi reflexo de um trabalho do Incra participou de investigação das áreas griladas.

Grupo de amigos realiza trilha na cidade de Avelino Lopes até a Bahia


Um grupo de 40 amigos se reuniu neste domingo (27/05) para uma trilha na cidade de Avelino Lopes.
A trilha deu início em Avelino Lopes passando pela comunidade de Diozinho e na cidade de Júlio Borges, na comunidade São Miguel, Piripiri e Veredão até a zona rural do Estado da Bahia, no Povoado Jatobá, Campinas e Poço da Jurema.
Contou também com a presença do sanfoneiro Eurico com Forrozão Puxa o Fole que animou todo o passeio. No evento teve a parceira da Secretaria de Educação, o secretário Nenilton e o vereador Domingos, mais conhecido por Piaba.  

fonte:180 graus

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Municípios pedem vistoria para liberar garantia safra

Seca já atinge maioria dos municípios do PiauíSeca já atinge maioria dos municípios do Piauí (Foto: Arquivo)
Mais de 130 municípios piauienses atingidos pela seca já solicitaram vistoria técnica ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A vistoria é para constatação de perda de safra por falta de chuva, primeiro passo para que a liberação dos recursos do programa Garantia Safra, coordenado no Piauí pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).

Autorizada pelo MDA, a vistoria é feita por técnicos da própria prefeitura ou do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O laudo resultante da vistoria será confrontado pelo ministério com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O coordenador estadual do Garantia Safra, Matias Ribeiro, a expectativa é de que até a próxima semana os 159 municípios inscritos no programa terão solicitados a realização da vistoria, mas alerta que é importante que as prefeituras paguem todas as parcelas do seguro até o dia 12 de junho. “Sem o pagamento não há liberação do dinheiro para os agricultores”, adianta.

Em 2012, o Piauí inscreveu 89.871 famílias de agricultores familiares no programa Garantia Safra. Cada uma delas, em caso de perda de, pelo menos, 50% em suas plantações de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, terá direito a R$ 680, a título de indenização pelos prejuízos. Quando liberado, o dinheiro estará à disposição dos agricultores nas agências da Caixa Econômica Federal e nas casas lotéricas.

Segundo Matias Ribeiro, só pode se alistar no Garantia Safra o agricultor com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo, sem incluir a aposentadoria rural, e que cultive uma área de 0,6 a 10 hectares.


Fonte: ccom

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira


Brasília – A partir das 10h de de hoje ã, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderão se inscrever para participar das provas que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições.
A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.
Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
A prova é feita durante o fim de semana. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. O edital com todos os detalhes do exame foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.


Fonte: agbr  |

Lei de Ficha Limpa passa por reformulação e traz novidades


O advogado eleitoral Charles Marx, disse que alguns pontos da nova regulamentação necessitam de maiores esclarecimentos

Os advogados eleitorais, dá esquerda pra direita Daniel Oliveira, Charles Marx e Willian Guimarães Os advogados eleitorais, dá esquerda pra direita Daniel Oliveira, Charles Marx e Willian Guimarães (Foto Waldelúcio Barbosa)
A lei de Ficha Limpa N°135/2010, em vigor há dois anos, passou por algumas alterações e foi declarada constitucional. Com a decisão do STF, ficam proibidos de se eleger por oito anos os políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas, cassados pela Justiça Eleitoral ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação. Um conjunto de juristas conversou com o meionorte.com e esclareceu alguns pontos das novidades aderidas a lei.
O advogado eleitoral Charles Marx, disse que alguns pontos da nova regulamentação necessitam de maiores esclarecimentos, “A Lei Federal exige que analisemos todas as partes do candidato, mas alguns reflexos ainda estão suscetíveis ao debate como a retroatividade da Lei e a presunção de inocência”, afirmou Marx. Willian Guimarães ressalta o aumento no número de anos que o candidato ficará ilegível caso seja condenado pela justiça.
Segundo o advogado a elegibilidade foi uma das maiores novidades da revitalização da Lei, “A ampliação na condenação de 08 anos para os candidatos de ficha suja ficarem ilegíveis foi uma das maiores novidades da nova resolução da Lei”, declarou Willian Guimarães. Os candidatos têm o começo de junho para registrarem seus nomes, para depois iniciarem a seções de investigações.
Daniel Oliveira, advogado eleitoral diz que as novas resoluções já começam a valer a partir da campanha eleitoral de 2012, “Apesar das muitas interrogações na interpretação da Lei, nós vamos caminhar com base no que o Supremo decidiu que é a constitucionalidade da aplicação na Lei da Ficha Limpa na campanha eleitoral de 2012”, completa. Willian Guimarães resume dizendo, “Nós teremos um processo eleitoral mais justicializado e com muito mais ênfase do que em eleições passadas”, conclui Guimarães.

fonte;meio norte

PRF/PI faz operação em Corrente de combate a crimes ambientais


Equipes da Polícia Rodoviárias Federal no Piauí (PRF/PI) estão na cidade de Corrente, a 847 quilômetros da capital, desde o sábado realizando uma mega operação para combater crimes contra o meio ambiente.


A ação conta com parceria do Ibama e da Polícia Federal no Piauí (PF/PI). Para cumprir a meta, serão realizadas vistorias e blitze na região na tentativa de encontrar irregularidades em Correntes e nos municípios vizinhos.

Seis viaturas da PRF e quatro da PF foram deslocadas para colaborar com a operação. As equipes também fazem vistorias em carvoarias e fazendas para intensificar a fiscalização do cumprimento da legislação ambiental. 

O boletim detalhado com as realizações dessa iniciativa será divulgado nesta semana.

fonte;cidade verde

Operação prende 13 pessoas e multa em R$ 230mil carvoarias no Sul do PI


Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civil e Militar, além do Ibama e da Secretaria do Meio Ambiente realizou uma fiscalização em cidades do extremo sul do Piauí e flagrou sete carvoarias funcionando irregularmente. 

As carvoarias estariam sem licença ambiental ou utilizando irregularmente a licença para produzir carvão vegetal. Os policiais tiveram nos municípios de: Morro Cabeça no Tempo, Sebastião Barros, Gilbués e Parnaguá. 


Os policiais flagraram três menores trabalhando nas fazendas e operários sendo utilizados de forma irregular. A fiscalização constatou, ainda, precárias condições de trabalho nas áreas de produção de carvão tais como ausência de equipamento de proteção para os trabalhadores, inadequadas condições de higiene e acomodação. Alguns dos trabalhadores dormiam no interior dos fornos.


Foram apreendidos 250 metros cúbicos de carvão, além de 15 veículos com documentação irregular e com registros de roubo e furto, que foram encaminhados à Polícia Civil e podem ser processados por receptação. Foram 12 carros e três motocicletas

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente aplicaram uma multa de R$ 230 mil aos proprietários de carvão, embargou as atividades irregulares nas carvoarias e fez a apreensão de duas motosserras sem licença.


Uma aeronave da Divisão de Operações Aéreas de Pernambuco foi usada na operação. “Como a área é muito extensa e os municípios são distantes, solicitamos o suporte da aeronave e vamos requisitar mais vezes, já que não há fiscalização efetiva naquela região do Estado e por isso estaremos atuando com mais rigor”, declarou a nova superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, Carla Cristina Filius. 


Semar 

O secretário do Meio Ambiente, Dalton Macambira, informou que os carvoeiros não tinham licença para atuarem e por isso foram multados. “Eles devem recorrer por via judicial, mas vamos até o fim porque é proibido desmatar somente para produzir carvão vegetal. Vamos solicitar o reflorestamento”, destacou.


fonte: cidade verde

CARONAS CURIMATÁ

A galera de Curimatá criou mais um grupo no facebook com o nome caronas Curimatá .
ESTE GRUPO NÃO ACEITA DISCUSSÕES POLITICAS, RELIGIOSAS OU DE NATUREZA PERTURBANTE. (O FOCO É A FACILIDADE DE TRANSPORTE POR MEIO DA CARONA) diz os administradores do grupo .
dia ainda ;
Caronas Curimatá
Olá população de Curimatá. Este grupo serve apenas para facilitar e beneficiar aquelas pessoas que querem viajar de Curimatá,para Curimatá ou para outras regiões. O sistema é fácil:BASTA SEGUIR ESSAS INSTRUÇÕES:
  1. - Coloque a cidade que está
  2. - Para onde quer viajar
  3.  - Quantas pessoas querem a carona
  4. - Quantas bagagens
Pronto, o processo está formado, agora é só esperar que alguém veja o post e se pronuncie. 
DEPOIS QUE A PESSOA DO VEÍCULO SE PRONUNCIAR, FIQUE A VONTADE PARA PROGRAMAR A VIAGEM (Por exemplo: se é cobrado ou não a carona, seria viável que se a carona for cobrada, poderia ser um preço menor do que as empresas de ônibus combram, ambas as partes podem discutir o preço). 

ATENÇÃO : No caso de haver mais de uma pessoa disposta a pegar a carona (gratis) com o dono do veículo, cabe o direito de escolha do dono do veículo. Se a carona for remunerada, cabe ao dono do veículo dar a resposta. Obviamente que isso não é obrigatório, iram existir várias situações diferentes, e tanto quem quer a carona quanto quem vai dar, são responsáveis pelo planejamento da viagem. Se o dono ou a dona do veículo quiser aceitar mais de um pedido de carona, fica ao critério dele(a).

E PARA QUEM QUER DAR UMA CARONA, O PROCESSO É SIMPLES:
  1. - Coloque a cidade que está  
  2. - Para onde quer viajar 
  3. - Coloque o dia da viagem
  4. - Quantas pessoas podem ir
  5. - Modelo do veículo 
  6. - Quantas bagagens pode levar
QUANDO ALGUÉM SE PRONUNCIAR, FIQUE A VONTADE PARA DISCUTIR.

Se você quiser mandar uma encomenda para uma dada pessoa, o espaço também é favoravel:
- Coloque primeiramente a sua intenção de mandar uma dada encomenda com tamanho e peso.
- Para onde quer mandar
- Para quem
- Dia/mês
ENTÃO É SÓ ESPERAR O RESULTADO!

Portanto participe e ofereça ou procure carona ,boa sorte.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More