quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sete são presos por caça ilegal e desmatamento no sul do Piauí



Operação conjunta da PRF, Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Civil foi realizada no último final de semana.

Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Polícia Civil divulgaram na manhã desta quarta-feira (31) o resultado das operações Blindagem e Strike, realizadas durante o último final de semana na região sul do estado. Foram presas sete pessoas por contrabando, caça de animais, além de porte ilegal de arma. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com

A superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Carla Pires, informou que foram apreendidos 20 metros cúbicos de madeira de aroeira que está em extinção no Piauí, oito armas (espingardas), 138 munições, 4.900 maços de cigarro além de três veículos recuperados. A ação aconteceu entre as cidades de Bom Jesus, Morro Cabeça no Tempo e Júlio Borges. 




Ainda foram encontrados dois veados e dois jacus mortos, mas há indícios que a caça é uma prática comum na região. “É triste vermos esta realidade. Eles estavam em uma área de difícil acesso, mas vamos intensificar as fiscalizações. Ainda existe muita exploração de madeira e caça predatória naquela região”, disse a superintendente em entrevista coletiva concedida no Zoobotânico. 

O secretário estadual de meio ambiente Dalton Macambira informou que a área entre Curimatá, Morro Cabeça no Tempo e Júlio Borges é um verdadeiro “Triângulo das Bermudas” para a ilegalidade. “É uma região de menor densidade populacional e com uma vegetação densa, por isso é preciso juntar esforços para combater os crimes”, pontua. 


O delegado João José Pereira Filho, o J. J., afirma que sete pessoas foram presas, quatro deles em flagrante. “Na região de Bom Jesus, a caça predatória nos finais de semana é um hobby. Não houve mais prisões porque os caçadores foram informados da operação”, pontua. 


fonte:cidade verde

É grave a situação por causa da seca no sul do Piauí


É grave a situação por causa da seca no sul do PiauíSeca no Nordeste (Foto imagens google)
O agricultor Francisco das Chagas caminha pela lavoura em busca do que restou do plantio de milho e feijão, mas por conta da estiagem, as plantas não se desenvolveram e já viraram pó. A cultura da mandioca, também foi prejudicada. A maior parte do que foi plantado sequer germinou e o que restou, sem chuva, deve secar nos próximos dias. Por conta dos prejuízos, muitas casas de farinha, que transformam a mandioca em fécula, podem não funcionar este ano. Na região que abrange as cidades  de Caracol, Santa Luz, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Bom Jesus, Redenção, Colonia, Manoel Emidio, Eliseu Martins e Curimatá a situação é igual . Muitos animais já estão morrendo de fome e sede, Segundo o agricultor Altemir Lima da Silva já perdeu 05(cinco) vacas devido a falta de pastos. Muitas barragens e açudes já secaram. Na passagem da ponte que liga a BR 135 a Redenção o rio Gurguéia secou. A situação é muito grave.

com informações do meio norte

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Congresso vai prestar homenagem ao político Marquês de Paranaguá, do PI


O Congresso Nacional realiza no dia 5 de novembro sessão solene para lembrar o centenário da morte de João Lustosa da Cunha, o Marquês de Paranaguá (1821-1912). 


Considerado um dos mais influentes políticos do Império, ele atuou por cerca de 40 anos na política brasileira. A sessão conjunta será no plenário do Senado, a partir das 18h30. O senador Wellington Dias (PT-PI) e o deputado Paes Landim (PTB-PI) assinam o requerimento para a homenagem.

Nascido em uma fazenda na antiga freguesia de Nossa Senhora do Livramento, no sul do Piauí, o Marquês de Paranaguá foi deputado geral em cinco legislaturas (1850/1864). Em 1865, foi eleito senador vitalício, cargo que ocupou até à queda do Império em 1889.

Além de ter sido parlamentar, ele exerceu vários cargos de ministro no período imperial (da Justiça – duas vezes, da Guerra, dos Estrangeiros – duas vezes, da Marinha e da Fazenda). Governou ainda as províncias do Maranhão, de Pernambuco e da Bahia.

com informações do cidade verde

Redenção do Gurguéia enfrenta uma das suas maiores estiagem dos últimos 30 anos


Redenção do Gurguéia enfrenta uma das suas maiores estiagem dos últimos 30 anos Lagoa do Angical (Foto Ronaldo Figueiredo)
Na história de Redenção do Gurguéia ainda não tinha se registrado seca tão intensa. O período de estiagem não é superior aos outros anos, no entanto as altas temperaturas, provavelmente têm provocado a evaporação das águas nos rios, lagos e lagoas da região.
Lagoa como a do Angical (no entroncamento da BR 135 / entrada da cidade) também conhecida como Lagoa de Juarez secou completamente,fato que causou estranheza aos moradores mais antigos.
Os principais rios Paraim e Gurguéia também secaram e com isso muitos criadores têm tido dificuldades para manter seus rebanhos.
Graças a produção de grãos do cerrado e os programas assistenciais do governo, a situação ainda está administrável, porém, a partir de 2013 (ano pós eleição), adaptação da nova administração, pouca terra preparada para o plantio, diminuição do rebanho bovino entre outras causas, fica preocupante, principalmente porque boa parte dos recursos que circulam no mercado não estão chegando às mãos dos trabalhadores que por consequência acumulam dívidas no mercado varejista além de acarretar juros e multas nas concessionárias e entidades afins (caso dos funcionários público municipal que em muitos casos chegam a 03 meses de salários atrasados além do 13º dos dois anos anteriores).
fonte;meio norte

domingo, 28 de outubro de 2012

Parabéns, Curimatá!


Neste 29 de outubro Curimatá  completa 59 anos de emancipação político-administrativa. E todos aqueles que fazem parte da história do município sentem-se orgulhosos pela contribuição ao desenvolvimento da cidade. Por isso, a equipe do curimata.net parabeniza ao nosso Curimatá.

NOSSA HISTÓRIA ...

      O atual Município de Curimatá, desmembrado do de Parnaguá, teve origem em uma data de terras denominada Geti e adquirida por Damásio de Carvalho Mourão, em 1717, quando ali se instalo Em 1741, foi construída a capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, pelo Capitão-mor Manoel Marques Padilha do Amaral, erguendo-se, em torno dela, pequeno povoado, que recebeu o nome de Curimatá, em virtude do riacho Curimatá, abundante em peixe e que banha o território.

   Em 1922, praticamente destruído pela ação de bandoleiros, o povoado só restabeleceu seu desenvolvimento nove anos depois, com a chegada de Abdias Albuquerque. Á frente da operação reconstrução, Abdias instalou um centro comercial para os produtos da região e outros de que a população necessitava.

       Em 1937, o professor Samuel Dourado Guerra fundou o Instituto Educacional Julião Guerra, atraindo grande número de famílias da ribeira do Curimatá para a localidade. O Instituto foi outro marco importante na história de Curimatá. 

       Em 1952, a transferência da Sede do Município de Parnaguá, para Curimatá, não se consolidou. No ano seguinte, foi criado o Município.


Formação Administrativa

    Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Curimatá, pela lei estadual nº 895, de 20-10-1953, desmembrado de Parnaguá. Sede no atual distrito de Curimatá ex-localidade.

    Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1954.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Gentílico: Curimatense


Fonte: Biblioteca IBGE



QUE OS PRÓXIMOS ANOS TRAGAM PARA TI CURIMATÁ PROSPERIDADE E TRANQUILIDADE AO TEU POVO.

sábado, 27 de outubro de 2012

Cerrado do Piauí registra quase 900 queimadas em menos de 48 horas


Parnaguá registrou o maior número de focos nos últimos dois dias.

O município de Parnaguá (823 km de Teresina), foi o que mais registrou focos de queimadas entre terça e quarta-feira desta semana. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 468 incêndios entre zero hora do dia 23 e 13h30 do dia 24.


Só nos Cerrados, região onde acontece o maior número de queimadas nesta época do ano, os satélites do Inpe registraram 886 queimadas no período. As queimadas vão prosseguir até a chegada das chuvas, o que deve acontecer até o início de novembro.

Bom Jesus aparece em segundo lugar no monitoramento, com 110 incêndios, seguido de Baixa Grande do Ribeiro, com 72, Uruçuí, com 50, Monte Alegre do Piauí, com 45, Júlio Borges, com 42, Corrente com 41, e Gilbués e Curimatá, com 21 cada. Fora da região dos Cerrados, Pajeú do Piauí, com 29 focos, foi o que mais queimou.

Os incêndios nem sempre são provocados por queimadas para o preparo da terra. Grande parte resulta de pontas de cigarros e garrafas de vidro jogadas no mato seco que, devido ao forte calor, acabam causando o incêndio.

Pescadores e caçadores também contribuem, através das pequenas fogueiras que fazem nos acampamentos, para o agravamento da situação. Nem sempre as fogueiras são apagadas corretamente e o fogo se propaga

fonte:cidadeverde

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Governo anuncia a construção de cisternas em Curimatá


Governo anuncia a construção de cisternas em 45 municípios; veja lista


Canto do Buriti, com 700 unidades, será o município piauiense com o maior número de cisternas que o Governo do Estado vai construir no Semiárido, com o objetivo de reforçar a estrutura hídrica e garantir à comunidade melhores condições para enfrentar as dificuldades de abastecimento, normalmente agravadas com a seca. 


As cisternas que serão construídas em Canto do Buriti terão capacidade para armazenar 16 mil litros de água, que serão usados para o consumo humano. Outros municípios que serão beneficiados com o mesmo modelo: Castelo do  Piauí, com 586 unidades; Simões, com 573; Curimatá, com 563, e Piracuruca, com 500.

Paulistana, por sua vez, será o município com o maior número de cisternas calçadão, que armazenam até 52 mil litros de água para a produção agropecuária. Lá, serão construídas 310 unidades. Pedro II, com 300 unidades, aparece logo depois, seguido de  Oeiras e Pimenteiras, com 230 unidades, e Piracuruca e Campo Grande, com 200.

O projeto, orçado em R$ 50,2 milhões, será executado no Piauí pelo Emater e vai atender 10,8 mil famílias - mais de 50 mil pessoas - em 45 municípios nos territórios Vale do Guaribas, Vale do Canindé, Rios Itaueira e Piauí, Vale do Sambito, Carnaubais, Chapada das Mangabeiras e Cocais. Serão 10,8 mil cisternas nos dois modelos.

Segundo o governo, serão atendidos os municípios de Alagoinha do Piauí, Avelino Lopes, Bela Vista do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande, Canto do Buriti, Caracol, Caridade do Piauí, Castelo do Piauí, Colônia do Piauí, Curimatá, Curral Novo do Piauí, Fartura do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Inhuma, Isaías Coelho, Itainópolis, Jaicós, Jurema, Lagoa de São Francisco, Lagoa do Barro, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Oeiras, Paulistana, Pedro II, Pimenteiras, Pio IX, Piracuruca, Santo Antônio de Lisboa, São Francisco do Piauí, São José do Divino, Simões, Várzea Branca e Vera Mendes.


fonte;cidadeverde

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ONDA DE ASSALTOS PREOCUPA

         A ONDA DE ASSALTOS PREOCUPA OS MORADORES  DAS CIDADES PIAUIENSES ,ALGUNS BANCOS TIVERAM TENTATIVAS  DE  ASSALTO COMO A DE ELESBÃO VELOSO QUE JÁ TETARAM ASSALTAR DUAS VEZES SÓ ESSE MÊS.

         ONTEM ASSALTARAM O FÓRUM DE CORRENTE  NO SUL  DO ESTADO E EM CURIMATÁ ESSA SEMANA FOI ARROMBADA .

        FIM DE ANO,CIDADE PEQUENA,DECIMO TERCEIRO,POUCO POLICIAMENTO COM CERTEZA GRANDE ATRATIVO PARA BANDIDOS ,ESPERAMOS QUE POLICIA PIAUENSE ESTEJA ATENTA A ISSO E PROTEJA A COMUNIDADE.


Assalto no Fórum Regional da cidade de Corrente


 Na madrugada da última sexta-feira, dia 19, o Fórum Regional da cidade de Corrente, foi invadido por bandidos.
Em entrevista ao Portal TV Gurgueia, a diretora Sueli Dias relata que os meliantes entraram pelo telhado, utilizando o acesso do muro que faz a divisão com o supermercado Fonseca e arrombaram a porta dos dos fundos do estabelecimento. Supõe-se que eles entraram primeiro  no gabinete da juíza Mara Rubia e levaram um netbook, que na fuga foi deixado no telhado.
“Pode perceber-se que eles também entraram no depósito de armas oriundas de crimes, mas, não levaram nada e passaram pela sala do Ministério Público levando mais um net”, declara Sueli Dias
O oficial de justiça Kênio Seraine, afirma que após ter constatado o arrombamento, o vigilante entrou em contato informando o ocorrido. O boletim de ocorrência já foi feito e só estão aguardando a posição das autoridades. Nenhum suspeito ainda foi identificado.

fonte:portal tvgurgueia 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Promotor de Justiça Fernando Santos investiga venda irregular de terras nos cerrados do Piauí


Segundo a denúncia, existem processos tramitando no Interpi onde pessoas alheias à região estariam adquirindo propriedades apenas no intuito especulativo.


O Promotor de Justiça, Fernando Santos, do Centro de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público, recebeu notícia crime e está investigando possíveis irregularidades nos processos de regularização de terras do Estado na cidade de Baixa Grande do Ribeiro. Segundo a notícia crime, o Governo do Estado destinou área de terras de 750.000 hectares destinada as pessoas que ali vivem ou que nelas cultivem.

No entanto, segundo a denúncia, existem processos tramitando no Interpi onde pessoas alheias à região estariam adquirindo propriedades apenas no intuito especulativo, já que estariam prestes a regularizar o hectare a R$ 50,00 para em seguida vendê-lo a R$ 3.000,00. Como existe um limite de terra a ser regularizada, os prováveis especuladores se utilizam de supostos laranjas para burlar este limite.

Imagem: ReproduçãoPromotor Fernando Santos(Imagem:Reprodução)Promotor Fernando Santos

A notícia crime enumera pessoas que possuem processos de regularização de terras ligadas ao ex-prefeito de Parnaguá, Miguel Omar Barreto Rissi; são elas: Josiane Teresinha Silveira Rissi (esposa), Ana Cecília Silveira Rissi (filha), Luis Carlos Nunes Lacerda (vaqueiro), Aparicio Pereira da Silva (caseiro), Tâmara Silveira Gasparino, Aluisio Lustosa Pereira, Josefa Silvestre Loureiro.

O Promotor Fernando Santos enviou expediente ao presidente do Interpi, Tadeu Maia, solicitando cópia destes processos de regularização e a oitiva, por parte do Promotor da Comarca de Parnaguá, dos interessados

fonte;gp1
.

Governo prepara investimento de R$ 40 milhões no Sul do estado


As obras beneficiarão diretamente os municípios de Morro Cabeça no Tempo, Avelino Lopes, São Lourenço e Dom Inocêncio


O Governo do Estado prepara um investimento de R$ 40 milhões para a pavimentação de 130 quilômetros de estradas na região Sul do Piauí. As obras beneficiarão diretamente os municípios de Morro Cabeça no Tempo, Avelino Lopes, São Lourenço e Dom Inocêncio.
Na estrada que liga Morro Cabeça no Tempo e Avelino Lopes, o Governo do Estado investirá R$ 20 milhões na pavimentação de 55 quilômetros. A licitação referente à obra já foi feita e o contrato com a empresa vencedora já foi acordado.
"Utilizaremos recursos próprios do Governo do Estado. Estamos esperando apenas o governador Wilson Martins assinar a ordem de serviço para o início das obras", explica o secretário estadual da Infraestrutura, José Dias de Castro Neto.
Segundo Castro Neto, depois de iniciadas, as obras de pavimentação da estrada que liga Morro Cabeça no Tempo e Avelino Lopes deverão ser concluídas em um período entre seis e 12 meses.
Na estrada que liga São Lourenço, o Governo do Estado deve investir mais R$ 20 milhões no asfaltamento de 75 quilômetros. A obra, feita em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), tem um custo total de R$ 31 milhões e já teve início.
"Cerca de um terço da obra já foi finalizado com recursos da Codevasf. Agora, aguardamos a liberação de mais R$ 20 milhões do Governo do Estado para finalizar a pavimentação", comenta Castro Neto.


fonte ccom

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Tribunal de Contas monta 'força-tarefa' para impedir saques nas prefeituras


O Tribunal de Contas do Estado promove reunião hoje (22) com o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União, Ministério Público Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil, seccio-nal Piauí (OAB-PI) para discutir como serão implementadas as medidas para impedir saques nas prefeituras nos dois meses anteriores à posse dos prefeitos eleitos em 7 de outubro passado. A Associação Piauiense de Municípios (APPM) também vai participar do evento.

Kennedy Barros, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI)

A reunião de hoje dá se-quência a encontro realizado na semana passada, em que os TCE e os órgãos de controle externo decidiram fechar o cerco aos prefeitos que estão saindo dos cargos para evitar que deixem as prefeituras sucateadas e com débitos para os sucessores. O TCE já decidiu que vai realizar auditorias nas prefeituras e bloquear as contas daquelas que atrasarem salários dos servidores. "A preocupação nossa é evitar que as prefeituras sejam saqueadas nos últimos dias das atuais gestões. É uma ação preventiva", explicou o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros.


A reunião vai definir também a implementação da Lei Estadual nº 6.253/2012, que prevê a criação de equipes de transição pelos prefeitos eleitos para acompanhar o funcionamento dos órgãos da administração municipal antes de tomarem posse. Aprovada pela Assembleia Legislativa em março e regulamentada em agosto passado, a partir de projeto do deputado estadual Fábio Novo (PT), a Lei 6.253/2012 estabelece as regras de criação e implementação das equipes de transição pelos prefeitos eleitos nos municípios.


A lei faculta ao candidato vencedor a instalação da equipe de transição, mas, uma vez instalada, o prefeito em vigência tem a obrigação de repassar todas as informações solicitadas. Ou seja, o funcionamento da equipe independe da vontade do gestor que está finalizando sua administração. Trata-se de um instrumento que ajuda a moralizar a administração pública, porque cria um mecanismo legal que obriga os gestores a repassarem informações relativas às contas públicas, programas e projetos do governo - municipal ou estadual - ao futuro governante.


"A democracia brasileira ainda é muito jovem e precisamos legalizar esse período de três meses entre a eleição e a posse do candidato. Nossa intenção é que o novo prefeito ou governador receba a máquina pública com um nível máximo de conhecimento de seus direitos e obrigações", explica Fabio Novo. Vários prefeitos eleitos em 7 de outubro passado já anunciaram a instalação de equipes de transição - entre eles, Odival Andrade (PSB), de Piripiri; Patrícia Leal (PPS), de Altos; e Gil Carlos (PT), de São João do Piauí; e Gilberto Júnior (PSB), de Floriano.


Todos foram eleitos derrotando os atuais prefeitos ou candidatos apoiados por eles. A APPM informou ao TCE que já preparou um modelo de formação e funcionamento das equipes de transição para orientar os atuais prefeitos.

fonte:cidadeverde

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Municípios ainda podem concorrer a retroescavadeiras e motoniveladoras


Quim Drummond/Prefeitura Sete Lagoas/MGQuim Drummond/Prefeitura Sete Lagoas/MGO prazo para os Municípios concorrerem a retroescavadeiras e motoniveladoras foi prorrogado para o dia 31 de outubro. No total 544 Municípios se enquadram nos critérios estabelecidos, mas ainda não apresentaram a proposta para receber os equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).
A entrega de documentação e análise acontece de 1º a 16 de novembro; a deliberação e divulgação das propostas selecionadas serão feitas em 19 de novembro. O início das entregas dos equipamentos está previsto para o primeiro semestre de 2013.
O programa deve beneficiar os Municípios com menos de 50 mil habitantes e que ficam fora de regiões metropolitanas. Cerca de 3.500 retroescavadeiras e 1.300 motoniveladoras serão distribuídas para recuperação de estradas vicinais. O formulário de cadastramento está disponível no portal do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Os Municípios poderão concorrer na modalidade individual, mas terão prioridade aqueles agrupados em associações ou consórcios.
Bahia e São PauloA Bahia é o Estado com maior número de Municípios com a possibilidade de concorrer a retroescavadeiras e motoniveladoras, e ainda não enviaram suas cartas consultas. Em segundo lugar está o Estado de São Paulo, com 64 Municípios.
Veja aqui  a lista com os Municípios não cadastrados

fonte;cnm

Parnaguá guarda história de ilustres piauienses desde o tempo dos índios


A cidade é uma das mais antigas do Estado e guarda a história do Piauí

A cidade de Parnaguá, fundada em 1762, é um berço de ilustres piauienses decisivos para a nossa história. É um dos municípios mais antigos do estado e guarda em suas terras e águas passagens que são fundamentais para entender o Piauí. 

Fotos: Simplício Júnior/TV Cidade Verde




Foi lá que nasceram os Cunha Lustosa, uma das famílias colonizaram o Estado e provocaram o surgimento de fazendas e povoações. Um dos membros do clã é José da Cunha Lustosa que nasceu na cidade do Porto em Portugal e virou capitão-mor, recebendo a missão de colonizar o Nordeste do Brasil a partir do norte da Bahia. Ele trouxe milhares de cabeças de gado e escravos para o Piauí onde teve de lutar pela terra contra os índios.



O historiador Edilson de Araújo Nogueira é o responsável por trazer de volta à tona esta história do Piauí. “Naquele tempo, quem acompanhava os nobres eram parentes colaterais. Aqui se dá a história da fidalguia Cunha Lustosa, nessa localidade mocambo, onde houve a primeira concessão de terra em 1747. Vinham os nobres que não poderiam se casar com mestiços, só podiam se casar com outros nobres a fim de procriar e expandir o domínio da família”, descreve. 



Edilson também é responsável por revelar um importante achado arqueológico na cidade. Ele conheceu uma descendente de escravos por acaso e ela revelou a localização de onde estavam os escombros da igreja onde foi enterrada a família do colonizador capitão-mor José da Cunha Lustosa. O local foi transformado em museu e guarda as lápides entre outros materiais seculares.

O bisneto do barão, Bismarque Lustosa, mostrou ao repórter da TV Cidade Verde, Simplício Júnior, os escombros da antiga sede da Fazenda Mocambo, onde a família viveu. Há ainda resquícios da Casa Grande e instrumentos de tortura utilizados nos escravos.

A prosperidade da família Lustosa também atraiu diversas outras pessoas que aderiram à pecuária e desenvolveram a região. A região também virou uma passagem obrigatória para as boiadas que iriam para outras regiões do Nordeste. 

Águas
A Lagoa de Parnaguá, com 12 km de extensão por 4km de largura, fornece peixe e sempre foi bastante propícia à criação de gado. Entretanto, vem dos índios, que surgiu uma das lendas mais conhecidas do Piauí: a da índia Miridan. Contam que Miridan era a jovem mais linda de sua tribo e muito desejada, entretanto, não poderia se casar por estar prometida aos deuses, fato que só o pajé Piauiguara conhecia. 



Lagoa de Parnaguá



Entretanto, a moça engravidou e seu filho não deveria sobreviver. Tentando protegê-lo, Miridan colocou o bebê em um tacho e o jogou nas águas do rio Paraim. Em seguida, o céu escureceu, o vento soprou e um imenso raio abriu um buraco que tragou o bebê e começou a verter água incessantemente, transformando-se na lagoa. Miridan, saudosa do seu filho, se atirou nas águas para encontrá-lo no fundo das águas onde o menino é protegido pelas iaras. 

Leia também:
Túmulos de barões achados no PI são capa da Revista Cidade Verde 
Historiador encontra túmulos da família do Marquês de Paranaguá 









Carlos Lustosa Filho
Com informações de Simplício Júnior cidade verde

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TCE bloqueia contas de 49 prefeituras e 38 câmaras inadimplentes no Piauí. Curimatá na lista!

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulgou na última quarta-feira (10) a lista de bloqueio de contas do Executivo e Legislativo em municípios do Piauí. Por problemas na prestação de contas, foram atingidas 49 prefeituras e 38 câmaras de vereadores. As contas bancárias serão bloqueadas até que os comprovantes de despesas exigidos sejam apresentados ao TCE-PI. Tanto prefeituras como câmaras municipais ficam impedidas de usar os recursos públicos enquanto a situação não for sanada.

Foram atingidas as prefeituras de Agricolândia, Aroeiras do Itaim, Arraial, Barras, Barreiras do Piauí, Bertolínia, Bom Jesus, Bom Princípio do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Canavieira, Capitão Gervásio Oliveira, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Cristino Castro, Curimatá, Curralinhos, Demerval Lobão, Dirceu Arcoverde, Eliseu Martins, Geminiano, Guaribas, Ilha Grande, Jacobina do Piauí, Jerumenha, Juazeiro do Piauí, Landri Sales, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Miguel Leão, Padre Marcos, Palmeirais, Parnaguá, Passagem Franca do Piauí, Patos do Piauí, Pavussu, Pimenteiras, Pio IX, Porto, Prata do Piauí, Rio Grande do Piauí, Santa Filomena, Santa Luz, Santana do Piauí, São Gonçalo do Piauí, Sigefredo Pacheco, Simões, Socorro do Piauí e Várzea Branca.

Também estão com pendências as câmaras municipais de Barro Duro, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Cocal, Cocal dos Alves, Coronel José Dias, Curralinhos, Dirceu Arcoverde, Domingos Mourão, Eliseu Martins, Floresta do Piauí, Gilbués, Itaueira, João Costa, Miguel Alves, Miguel Leão, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nossa Senhora dos Remédios, Pajeú do Piauí, Pedro II, Pedro Laurentino, Porto, Regeneração, Riacho Frio, Ribeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, São João da Serra, São Julião, São Miguel do Tapuio, Sigefredo Pacheco, Socorro do Piauí e Sussuapara.

A Câmara dos Vereadores de São Julião – PI entrou em recesso em julho e após voltar aos trabalhos - devido às eleições - realizou apenas uma Sessão em meados de agosto. Tudo indica que as Sessões deverão voltar a ser realizadas quinzenalmente a partir do final desse mês tão logo as contas da mesma sejam devidamente organizadas.

com informações do tvcanal13

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Em Parnaguá, a maior lagoa do Nordeste está secando


Em Parnaguá, a maior lagoa do Nordeste está secando
A Lagoa de Parnaguá, considerada a maior do Nordeste,  com mais de doze quilometros de extensão e mais de dois de largura, que era motivo de orgulho da população do município de Parnaguá, a 823 quilometro de Teresina, está secando. Segundo  Absolão Castro Dias, da ONG Fundação Lagoa de Parnaguá-Fulapa, atualmente o espelho d´água da lagoa, na área mais profunda está com 90 centimetros de profundidade.
O ambientalista diz que a população está apreensiva com o desaparecimento da lagoa vez que diariamente a água evapora gradativamente. “Nas laterais já secou cerca de dois quilometros”, assegura. Segundo ele, a grave situação o levou a procurar a CODEVASF para que se sensibilize e promova a revitalização dos rios que alimentam a lagoa como o Paraim, assim como também o Rio Corrente, ambos em estado deplorável. “O rio Paraim secou completamente, cena que nunca haviamos visto antes, o Rio Corrente tem apenas um fio de água”, afirma.
Junto com a lagoa morrem também diversas espécies de animais, principalmente o gado que entra em busca de água e termina atolando no lamaçal que se formou no leito. Quanto aos peixes, Absalão informou que desapareceram.
Segundo ele, a  Codevasf ficou de enviar técnicos para verifificar a situação e ver o que pode ser feito. “Falei para  eles que não queremos mais saber  de palestras aqui, o que queremos é uma ação concreta para salvar a lagoa”, comenta Absalão, informando que ao longo dos anos, a única ação dos governos é levar seminários e palestras sobre assuntos voltados ao meio ambiente, que, em sua opinão, pouco servem.
“Se palestras adiantasse para alguma coisa, os professores daqui seriam concientes, o que não aconteçe, aqui você não ver um professor ensinando alunos a cuidar da lagoa, a fazer uma visita, ou mesmo falar de educação ambiental”, disse Absalão.  
Ele disse ainda que há mais de vinte anos os parnaguenses mais conscientes vem cobrando das autoridades governamentais, atenção para a preservação da lagoa e dos rios da região, mas, infelizmente, “só nos enviam cinzas”, referindo-se ao desmatamento descontrolado para produção de carvão.

fonte:piauisempreverde

TJ já descobriu dois milhões de terra griladas no Piauí


TJ já descobriu dois milhões de terra griladas no Piauí
Em menos de um ano que foi criada, a Vara Agrária do Tribunal de Justiça do Piauí-TJ, que funciona em Bom Jesus, Sul do Estado, já conseguiu detectar aproximadamente dois milhões de terras públicas que foram griladas na região. A informação é do Corregedor Geral do TJ, desembargador, Francisco Paes Landim que revelou ainda a vulnerabilidade em que se encontram os cartórios de registros de imóveis de todo o Piauí.
A situação por ele considerada “caótica” mostra que o estado de conservação dos documentos cartoriais facilita a prática da corrupção e do grilo de grandes áreas, através da produção de documentos registrados manualmente com facilidade de rasuras e sem a preocupação com a durabilidade.
Em pelo menos 123 cartórios, a maioria no Sul do Estado, a Corregedoria constatou que os tabeliães ainda utilizam o registro manual. “Existe um  enorme volume de livros notadamente o de registro imobiliário, livro das transcrições das transmissões já em total estado de decomposição ou caminhando para uma situação deplorável”, disse o desembargador.

Metade do imóvel rural do Estado do Piauí grilado, hum milhão de hectares, foi parar nas mãos do grupo Ralf Nassar, autorizado pelo o ex-governador Wellington Dias em 2010, contrariando parecer do Instituto de Terras do Piauí-INTERPI.
Agora, o juiz  da Vara Agrária, Eliomar Rios, está investigando o que aconteceu, porque o Estado desistiu das Ações de Nulidade de Ato Jurídico das terras, já que existem pareceres de procuradores do próprio INTERPI revelando com provas que houve crimes envolvendo órgãos como a COMDEPI e o próprio INTERPI, inclusive a venda de terras com escrituras falsas.
Na época, os procuradores que agiram corretamente, pediram abertura de inquérito policial, envolvendo funcionários do INTERPI, COMDEPI e cartórios que cometeram crimes de estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documento público e uso de documento falso. Porém, os pareceres foram engavetados. (Tânia Martins)
fonte:piauisempreverde

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Desmatamento causa morte de rios e seca lagoas no sul do Piauí


O assoreamento e a matança das matas podem levar à desertificação do local. O sumiço de poços jorrantes e nascentes é outro ponto observado por quem frequenta a região.


O assoreamento dos rios e lagoas na região sul do Piauí continua assustando os moradores da região. Na cidade de Santa Filomena, área conhecida pela forte atuação do agronegócio, o Riozinho sofre agressões e habitantes da região começam a se organizar visando à preservação do meio ambiente no local.


Entre as medidas que devem ser adotadas para contribuir com a natureza estão a ampliação da Estação Ecológica Uruçui-Uma, a proteção dos rios na região e o combate ao desmatamento. 
Para o comerciante Gervásio Rodrigues, o desmatamento nas matas ciliares é a principal causa do problema. A região que mais sofre são os entornos das nascentes das Lagoa Feia, Bacaba e Cabeceira do Angelim. 


O assoreamento prejudica a vazão da lagoa. O transporte de calcários por carretas pesadas nasestradas de terra da região, também ajudam a levar areia para a lagoa, disse o comerciante. Já a nascente da Cabeceira do Angelim também sofre com o desmatamento da mata ciliar. A nascente está na rota das grandes fazendas de soja do sul piauiense.


O assoreamento e a matança das matas podem levar à desertificação do local. O sumiço de poços jorrantes e nascentes é outro ponto obsevado por quem frequenta a região. Gervásio Rodrigues comentou que o IBAMA e o Ministério Público Federal já foram comunicados e a população aguarda ações dos órgãos.

Fonte: Com informações do Piauí Sempre Verde

domingo, 14 de outubro de 2012

Candidato substituto só ganha voto se TRE-PI tiver sido informado


Pelo menos três cidades do Piauí não deram conhecimento ao TRE-PI se seus candidatos indeferidos para o pleito foram substituídos.
De acordo com o presidente Haroldo Rehem, Parnaguá, Milton Brandão e Brasileira não informaram se mudaram os candidatos nesta situação.
“Caso tenham mudado, o eleitor vai votar em alguém, ver esta pessoa, mas o eleito será o substituto. Mas se não tiver ocorrido esta mudança, os votos dado pelos eleitores podem ser anulados, vez que a pessoa votou em candidato inexistente”, diz Haroldo Rehem, citando o caso de Luzilândia, em que o então candidato Alderico foi indeferido, mas fez a substituição a tempo. 

fonte:180 graus

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

TCE bloqueia contas de 49 prefeituras e 38 câmaras inadimplentes no Piauí


Com as contas bloqueadas, os órgãos ficam impedidos de movimentar os recursos dos municípios até que a situação seja regularizada.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulgou, nesta quarta-feira (10), a lista atualizada das prefeituras e câmaras municipais que tiveram suas contas bancárias bloqueadas. A medida atingiu 49 prefeituras e 38 câmaras inadimplentes com as prestações de contas.
Entre as prefeituras que tiveram as contas bloqueadas estão: Agricolândia, Aroeiras do Itaim, Arraial, Barras, Barreiras do Piauí, Bertolínia, Bom Jesus, Bom Princípio do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Canavieira, Capitão Gervásio Oliveira, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Cristino Castro, Curimatá, Curralinhos, Demerval Lobão, Dirceu Arcoverde, Eliseu Martins, Geminiano, Guaribas, Ilha Grande, Jacobina do Piauí, Jerumenha, Juazeiro do Piauí, Landri Sales, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Miguel Leão, Padre Marcos, Palmeirais, Parnaguá, Passagem Franca do Piauí, Patos do Piauí, Pavussu, Pimenteiras, Pio IX, Porto, Prata do Piauí, Rio Grande do Piauí, Santa Filomena, Santa Luz, Santana do Piauí, São Gonçalo do Piauí, Sigefredo Pacheco, Simões, Socorro do Piauí e Várzea Branca.
A decisão afetou ainda as câmaras municipais das cidades de Barro Duro, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Cocal, Cocal dos Alves, Coronel José Dias, Curralinhos, Dirceu Arcoverde, Domingos Mourão, Eliseu Martins, Floresta do Piauí, Gilbués, Itaueira, João Costa, Miguel Alves, Miguel Leão, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nossa Senhora dos Remédios, Pajeú do Piauí, Pedro II, Pedro Laurentino, Porto, Regeneração, Riacho Frio, Ribeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, São João da Serra, São Julião, São Miguel do Tapuio, Sigefredo Pacheco, Socorro do Piauí e Sussuapara.
Com as contas bloqueadas, os órgãos ficam impedidos de movimentar os recursos dos municípios até que a situação seja regularizada.

fonte/portal clube

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More